Política

Arthur Maia acompanha entrega de pedido reformulado de impeachment

17.09.15O jurista Miguel Reale Júnior, acompanhado da filha do fundador do PT Hélio Bicudo, Maria Lúcia Bicudo, e representantes de movimentos sociais protocolaram na manhã desta quinta-feira (17) uma nova redação de pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Ao lado de parlamentares da oposição e de dissidentes da base governista, o líder do Solidariedade, deputado Arthur Oliveira Maia (BA) acompanhou o ato.
 
Veja também
O Brasil não aceita mais ser a República­ do Pixuleco, diz Arthur Maia
Arthur Maia: o governo se tornou em uma usina de crises
Arthur Maia: Dilma inaugurou a auto delação premiada
 
“Esse é um momento histórico e resume o sentimento de milhões de brasileiros que não suportam mais tanta corrupção e tanto desgoverno. O Brasil está sem rumo”, criticou. “A oposição ouviu as ruas e quer dar uma resposta à população que tem sido tão prejudicada com o desemprego, a inflação, o aumento de impostos. A presidente Dilma foi eleita com uma campanha financiada com dinheiro roubado do povo brasileiro e perdeu todas as condições éticas e morais para governar o país”, acrescentou Maia.
 
No início desta semana, Eduardo Cunha concedeu um prazo de dez dias úteis para que Bicudo adequasse seu pedido de impeachment às regras formais da Casa. De acordo com Reale, foram incluídos ao texto original fatos relativos às chamadas pedaladas fiscais e decretos assinados por Dilma com aumento de despesas sem autorização do Congresso.  Na visão de Reale Júnior, o país vive uma “ditadura da propina”. Ele citou como exemplos de sua tese o escândalo do mensalão do PT e as denúncias de corrupção na Petrobras. “Como lutamos contra a ditadura dos fuzis, lutamos agora contra a ditadura da propina”, afirmou.
 
Representando 43 movimentos sociais, como Vem pra Rua, Brasil Livre e Nas Ruas, Carla Zambelli lembrou que os grupos abriram mão de outro pedido de impeachment por acreditarem na união simbólica com o ex-petista Hélio Bicudo. “O fundador do Partido dos Trabalhadores vai ajudar a fechar um ciclo e tirar a corrupção do país. A saída do PT é o primeiro passo para a reconstrução de um novo país”, disse.
 
Nesta semana, a bancada de oposição apresentou questão de ordem pedindo definição sobre as regras de tramitação do processo de impeachment. Cunha destacou à imprensa que, antes de responder ao pedido de Hélio Bicudo, pretende apresentar sua resposta à questão de ordem. Em caso de rejeição do pedido de impeachment, Maia adiantou que a oposição vai apresentar um recurso para que o plenário se posicione. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios