Mundo

Após sumiço, Coreia do Sul diz que Kim Jong-un está ‘vivo e bem’

Um conselheiro de segurança do presidente sul-coreano, Moon Jae-in, afirmou que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, está “vivo e bem. Ele minimizou os rumores sobre a saúde de Kim depois de sua ausência em um importante evento comemorativo.

Em entrevista à CNN no domingo (26), o conselheiro do presidente Moon sobre segurança nacional, Moon Chung-in disse que “a posição do nosso governo é firme. Kim Jong Un está vivo e bem”.

Segundo o portal G1, o conselheiro afirmou ainda que Kim passa uma temporada em Wonsan – um resort no leste do país – desde 13 de abril. “Nenhuma movimentação suspeita foi detectada até o momento”, destacou.

Boatos sobre o estado de saúde do líder norte coreano foram crescendo desde sua ausência nas celebrações, em 15 de abril, no aniversário de seu avô, Kim Il Sung, fundador da Coreia do Norte, o dia mais importante do calendário político do país.

Kim não faz aparições públicas desde que presidiu um encontro do politburo do Partido dos Trabalhadores, em 11 de abril, e no dia seguinte a imprensa estatal divulgou que ele teria inspecionado caças-bombardeiros em uma unidade de defesa aérea.

Sua ausência nas celebrações do dia 15, no entanto, deu lugar a informações não confirmadas na imprensa sobre seu estado de saúde, que autoridades em Seul já tinham tentado minimizar. Bahia.ba

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios