Após rombo de R$ 1 milhão em repasses de royalties Natiruts pede explicações à Sony
A banda Natiruts solicitou esclarecimentos da gravadora Sony devido ao prejuízo de R$ 1 milhão nos pagamentos de direitos autorais. O conjunto decidiu acionar a Justiça depois de encontrar divergências em uma análise feita nos registros de pagamento e nos acordos firmados com a gravadora.
Dentre as críticas feitas à gravadora, destacam-se a falta de remuneração pelas músicas ou álbuns completos, variação nos percentuais pagos em relação ao combinado contratualmente, assim como descontos atribuídos à produção de capas de CD e DVD, que não acarretam custos nas plataformas de streaming.
Os representantes legais do grupo musical argumentam que os relatórios financeiros fornecidos pelas gravadoras são considerados opacos e complicados de serem verificados. Além disso, ressaltam que a quantidade de pagamentos diminuiu drasticamente com a popularização dos serviços de streaming, como Spotify e Deezer.
O exame feito pela equipe, liderada pelo músico Alexandre Carlo, começou quando encontraram discrepâncias nos valores pagos.
Alguns cantores afirmam ter sido orientados pela gravadora Sony, como Gilberto Gil e Lulu Santos. A Warner Music também já teve casos semelhantes registrados.