Cotidiano

Após morte de garoto em Brotas, Ibametro alerta para risco de telas

JANELA - TELASO Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia vinculada à Secretaria Desenvolvimento Econômico (SDE), após tomar conhecimento do acidente ocorrido nesta terça-feira (24), irá juntamente com a Rede de Consumo Seguro e Saúde – Bahia, acompanhar o andamento das investigações e aguardar relatório da perícia quanto a referida rede de proteção danificada no episódio e outras investigações, o que poderá apontar se houve intencionalidade ou foi um possível acidente de consumo.

Como órgão que tem como atribuição promover a Educação para o consumo, o instituto orienta os consumidores sobre a aquisição, instalação e manutenção deste produto. Com base na Norma NBR 16046, de abril de 2012, o diretor-geral, Randerson Leal, adverte que as redes de proteção deverão ter validade ou garantia máxima de três anos. “Após esse prazo, o consumidor deve substituir o produto que pode se desgastar com ação do sol e da chuva, além de outros fatores”, alerta.

Outra informação importante é que as Redes de Proteção deverão ter no máximo cinco centímetros entre nós (malha tamanho 5 x 5 cm). O consumidor deve observar se nas embalagens consta o número da norma ABNT/NBR 16046 que atesta que o produto passou por testes de resistente à propagação de fogo, tratamentos anti raios UV e contra apodrecimento, dentre outros critérios de segurança.

O consumidor também deve ficar atento no momento da instalação do equipamento de segurança. “Na hora de contratar o serviço de instalação é recomendável verificar se a empresa tem comprovação de capacidade técnica para realiza-lo, questionando sobre os certificados que a empresa possui”, recomendou Randerson Leal.

Leia mais

Rui deu a cada deputado ‘ambulância, ônibus escolar e três poços’ como emenda, diz Nilo

Pedro Tavares destaca trabalho realizado por ACM Neto em orlas de Salvador

EI afirma que mais de 4mil jihadistas entraram na Europa como refugiados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo