Cotidiano

Após mais de 110 dias de greve, professores das federais protocolam nova pauta

GREVE - ANDESO Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições Federais de  Ensino (Andes) protocolou nesta sexta-feira (18) documentos que apresentam nova pauta de reivindicações do movimento grevista, iniciado em maio deste ano. Entre os itens apresentados pela entidade aos ministérios do Planejamento e da Educação está a assinatura de compromisso, por parte do ministro da Educação, de não adoção de contratação nas instituições federais (IFE) por meio de Organizações Sociais (OS) ou formas equivalentes.

A pauta também inclui a reversão dos cortes no orçamento, com a garantia dos valores previstos na Lei Orçamentária de 2015, além das suplementações necessárias para garantir a manutenção e investimentos já previstos, incluindo a assistência e permanência estudantil; além do compromisso com cronograma para a realização de concursos públicos para docentes e técnico-administrativos.

Os professores querem também a finalização das obras em andamento e a liberação de verbas para novas obras e equipamentos, entre outras demandas. Em comunicado emitido nesta sexta, o Andes afirma que as novas medidas de ajuste fiscal, como o congelamento de salários do funcionalismo público e suspensão de novos concursos públicos traz “repúdio e rejeição” ao pacote. “Nesse sentido, o Fórum, na contramão do governo, aponta um conjunto de medidas à crise fiscal que não retirem direitos, como a implementação de auditoria da dívida pública e uma reforma tributária progressiva através da taxação das grandes fortunas”, diz o sindicato. A entidade convocou manifestação para a próxima quarta, com atividades em cada estado cujas instituições federais aderiram à greve nacional.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios