Cotidiano

Após 23 anos, revista Época deixa de circular

Uma das revistas mais respeitadas do país deixará de circular semanalmente de forma impressa. A Época, no dia 28 de maio, passará a publicar os conteúdos dentro de uma seção do jornal O Globo no formato digital e no papel com um espaço fixo aos sábados para os debates mais complexos dos principais temas. 

“O site da revista migrará para o site do jornal e passará a fazer parte do conteúdo disponível ao assinante. Na edição impressa de O Globo, Época terá páginas fixas aos sábados, sempre com reportagens de fôlego. E também ocupará espaços nas páginas do jornal nos demais dias da semana, com uma presença mais analítica e reflexiva do noticiário”, comunicou o grupo Globo em um comunicado à imprensa.

A tecnologia tomando espaço das revistas impressas pode ter ocorrido pela saída da Época das bancas. “Gradativamente, o público começou a trocar as edições impressas das revistas semanais pelo conteúdo disponível na internet. Se antes a audiência de uma publicação se media pelas vendas em banca e pela quantidade de assinaturas, e era contada em dezenas ou centenas de milhares, hoje o conteúdo das revistas chega a dezenas de milhões, em qualquer lugar do Brasil e do mundo”, diz um trecho do comunicado. 

Ainda na nota, o grupo Globo explica que os assinantes não irão pagar a mais pela migração da revista para o jornal. “Os assinantes da revista terão a opção de migrarem, sem custos adicionais, para o GLOBO digital”.

Leia o comunicado na integra: 

Olhar para o futuro sempre foi a vocação da revista ÉPOCA. O primeiro número, que circulou em 25 de maio de 1998, detalhava expectativas e preocupações dos brasileiros e refletia sobre “um futuro melhor”. Neste maio de 2021, quando a revista completa 23 anos, ÉPOCA, mais uma vez, mira os novos tempos.

Na última década, os incontáveis desafios impostos pela internet mudaram radicalmente o ciclo das notícias. A dinâmica de uma revista semanal de notícias impressa começou a perder relevância em um tempo em que os furos de reportagem são publicados em tempo real e alertados nas telas dos celulares.

No Brasil, o conteúdo publicado digitalmente pelas principais revistas semanais de informação vem crescendo em alcance nos últimos anos, seguindo a tendência de aumento de consumo de notícias na rede. Em janeiro de 2017, eram 16 milhões de visitantes únicos nos sites das quatro principais publicações semanais do país. Em março deste ano, foram 55 milhões.


Esse crescimento global da audiência digital, no entanto, se deu em meio a um declínio das edições impressas de revistas semanais de informação em todo o mundo. Ainda no início da década passada, a mítica Newsweek chegou a encerrar sua edição impressa após 75 anos de circulação.

Bnews

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo