Cotidiano

Apesar da crise, Dilma diz que país está de 'braços abertos' para os refugiados

DILMA - 7 DE SETEMBROA presidente Dilma Rousseff (PT) garantiu nesta segunda-feira (7) que o Brasil pode acolher os refugiados que buscam abrigo na Europa. “Mesmo em momentos de dificuldade, de crise, como os que estamos passando, teremos nossos braços abertos para acolher os refugiados”, afirmou a presdente, de acordo com a Folha.

A declaração foi feita em pronunciamento divulgado nas redes sociais pelo Dia da Independência do Brasil. “Aproveito o dia de hoje para reiterar a disposição do governo para receber aqueles que, expulsos de suas pátrias, para aqui queiram vir, viver, trabalhar e contribuir para a prosperidade e a paz do Brasil”, acrescentou.

O Brasil é um dos países que mais concedeu vistos para imigrantes sírios e o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) deve prorrogar até o fim deste mês as regras que flexibilizam o ingresso de mais refugiados da Síria em território brasileiro.

Em 2013, o Conare aprovou facilidades para a vinda de imigrantes sírios por “razões humanitárias”. Deixou de ser pedido, por exemplo, a apresentação de documentos que comprovassem emprego fixo ou condições financeiras para permanecer no Brasil. A medida vence no final do mês. Hoje há 2.077 refugiados sírios no país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo