Geral

Amigos e parentes se despedem de França Teixeira

FRANÇA TEIXEIRA - VELÓRIOO ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado França Teixeira foi cremado no cemitério Jardim da Saudade na manhã desta sexta-feira (19) e a cerimônia foi acompanhada por inúmeros amigos e familiares em uma das capelas do local. Apesar da tristeza pela partida, a cerimônia teve boas lembranças da longa vida de um dos radialistas pioneiros no trabalho em todo o estado, com antigos companheiros lembrando seus feitos célebres.

Para o radialista Mário Freitas, França Teixeira foi uma revolução no rádio baiano porque pela primeira vez levou adiante o conceito de arrendamento de horários na programação. Já o criador do bloco “Os Internacionais”, Rubinho do Carnaval, lembrou que também criou um estilo de narração que aproximou quem estava do lado de lá dos microfones dos ouvintes em casa.

“Ele foi o primeiro a colocar o Hino do Senhor do Bonfim na abertura dos programas”, lembrou. Também mereceram menções honrosas as divertidas polêmicas que o radialista se envolveu no passado, a maioria por conta da paixão pelo futebol. Os amigos lembraram que não foram poucas as vezes que ele se indispôs com cartolas de Bahia e Vitória, especialmente este último.

França Teixeira chegou a ser eleito presidente do Vitória, em um momento que era politicamente contra o grupo que então dirigia o time. Porém, com sua verve combativa e deixou o cargo dias depois. “Todos gostavam dele por conta das críticas que fazia aos cartolas”, lembrou Mário Freitas.

Fazendo alusão ao cenário de jornalismo esportivo vigente, Ivanildo Fontes acrescentou que França fez escola. “A marca de França era a polêmica, ele tinha uma excelente audiência e conseguia influenciar mudanças nos clubes. Com postura semelhante, Raimundo Varela e Zé Eduardo têm posicionamento semelhante”, comparou.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios