NEWS

Amigo deve ser confirmado pré-candidato a prefeito de Mutuípe

Rodrigo Maicon de Santana Andrade, conhecido como "Digão", dá indicações que deve apoia pré-candidatura de "Amigo" para as eleições municipais de 2024

Nesta segunda-feira (27), durante a inauguração da requalificação da Unidade de Saúde da Família no bairro Santo Antônio, Rodrigo Maicon de Santana Andrade, Digão, foi entrevistado pelo Mídia Bahia. Embora não tenha confirmado diretamente, ele indicou que “Amigo” é o nome mais cotado para ser o pré-candidato a prefeito nas eleições de 2024.

“É um vereador que vem fazendo um belíssimo trabalho. Prova disso é que ele tem sido o vereador mais votado nas últimas eleições. É um bom nome…” declarou Digão, acrescentando que o nome do pré-candidato será oficialmente divulgado após o São João.

Apesar de falar do pós período junino é provável que a confirmação do nome somente ocorra na convenção partidária, entre 20 de julho e 5 de agosto.

Indicações nas Redes Sociais

No fim de semana, o vereador Júnior Cardoso compartilhou um card nas redes sociais com a frase “Mutuípe precisa de um AMIGO prefeito”, sugerindo que a decisão já está tomada, ou que pelo menos é o desejo dos vereadores.

Amigo é o candidato de Digão
Postagem feita pelo vereador Júnior

Quem é “Amigo”?

Justiniano Faustino dos Santos Filho, conhecido como “Amigo”, é agricultor e empresário do setor de cacau e outros produtos agrícolas. Ingressou na política em 2012, liderado por pela saudosa Luzia Brito, e candidatou-se pelo PSB, conquistando 592 votos e a terceira vaga. Seu berço político é a região do Pé de Serra.

Em 2016, foi reeleito pelo mesmo partido, mas em outro grupo político, junto com Digão, que venceu Carlinhos (PT) com uma margem de 1614 votos. Em 2020, durante a pandemia de Covid-19, “Amigo” migrou para o PTB, sendo o vereador mais votado novamente com 978 votos.

Nos últimos três anos e meio, “Amigo” permaneceu ao lado de Digão, e apesar de especulações sobre um possível rompimento, ele foi aclamado em um evento de filiação de Digão ao Progressistas, levantando especulações sobre uma possível vice-candidatura, no segundo semestre do ano passado.

Entre 2017 e 2018 foi presidente da Câmara de Vereadores, a sua primeira experiência com gestor público, as contas do período foram aprovadas pelo Tribunal de Conta dos Municípios, em 31 de dezembro daquele ano, ele entregou o legislativo totalmente reformado, com um veículo novo, novos equipamentos e o inventário.

Os Possíveis Adversários

  • João Rauedys (PT): Vereador de primeiro mandato, é o pré-candidato do PT e deve ser apoiado pelo governador Jerônimo Rodrigues.
  • Luciano Rocha (MDB): Confirmado como pré-candidato pelo ex-prefeito Béu Rocha. Sua última declaração pública sobre a pré-candidatura ocorreu em 7 de setembro de 2023, durante a cavalgada da independência, em entrevista à Rádio Interativa.

    Rumores de alianças entre dois grupos

    Recentemente, surgiram rumores sobre a possível junção de dois grupos políticos, após uma informação divulgada no programa Cara a Cara com o Povo. Entretanto, João Carlos, em conversa informal com repórteres do Mídia Bahia, negou qualquer aliança com outros grupos. O pré-candidato Maurício Rauedys confirmou que há alguns meses, houve uma reunião com um articulador de outro pré-candidato, mas sem acordo.

    Ainda na semana passada o site, também questionou a diversas pessoas ligadas ao atual prefeito e todas elas mostram desconhecimento da junção.

    Os possíveis vices

    • Pelo desenrolar das articulações, Hugo da Farmácia, deve ser confirmado vice da chapa petista.
    • O vice de Maurício ainda parece indefinido.
    • O de Luciano também não há indicação de quem seja.
    • O vice de Amigo caso seja confirmado pré-candidato, pode ser o vereador Didiu, nome bastante debatido no gurpo, ou o empresário Yure, filho de José Carlos.

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Botão Voltar ao topo

    Adblock detectado

    Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios