Cotidiano

AMA financia novos projetos no Nordeste e ajuda mais três mil pessoas a terem acesso à água potável

Com 100% do lucro revertido para projetos no semiárido brasileiro, investimentos da água mineral AMA já chegam a sete comunidades no Nordeste.

bernardopaivapresidentedaambevvisitacomunidadeemjaguaruanace creditomauriciopisanie14969805258951400x600
Bernardo Paiva, presidente da Ambev, visita comunidade em Jaguaruana, no Ceará. (Foto: Mauricio Pisani)

AMA, a água mineral que destina 100% do lucro para projetos que levam água potável às famílias do semiárido brasileiro, vai beneficiar três novas comunidades nordestinas a partir de setembro.  Graças aos recursos provenientes das vendas de AMA nos últimos 3 meses, serão mais 3 mil pessoas com acesso à água de qualidade em Escalvado, Quincuncá e Ventura, no Ceará.

As comunidades receberão obras de escavação de poço para captação de água potável ou adutora e a construção de uma mini usina gerada por sistema fotovoltaico para distribuição da água a um baixo custo.

Em Escalvado, comunidade no município de Itapipoca, será implementada uma adutora para distribuição da água para um reservatório que atenderá a população de 552 pessoas. Quincuncá, comunidade de 1.628 pessoas na cidade de Farias Brito, e Ventura, com 804 moradores em Alcântaras, terão perfuração de poços para a captação da água.

“Este é o resultado da união das pessoas por meio da água. Somados aos projetos que já estão em atividade, hoje totalizamos sete comunidades no Ceará que passaram a ter acesso à água potável por meio dos investimentos de AMA. Temos planos de em breve ampliar nossa atuação para outros Estados. Mais projetos serão realizados quanto mais pessoas se envolverem com AMA”, comemora Bernardo Paiva, presidente da Ambev, empresa responsável por AMA.

Além dessas novas comunidades, já existem quatro outras beneficiadas com o projeto AMA, cujos sistemas de água foram inaugurados no Dia Mundial da Água (22/03) deste ano e já beneficiam mais de 3 mil moradores das comunidades de Bom Nome, na cidade de Aiuba; Carqueja do Sabino Mota, em Capistrano; e Sítio Volta e Caiçara, no município de Jaguaruana.

Para colocar os projetos em prática, a AMA direciona os recursos para o SISAR – Sistema Integrado de Saneamento Rural – que administra a maioria dos sistemas de água rurais do Ceará. Equipes técnicas do SISAR formadas por especialistas em recursos hídricos e assistentes sociais dão a essas comunidades todo o suporte necessário para que as iniciativas se desenvolvam de forma sustentável e possam ser geridas pelas próprias comunidades depois que os projetos são inaugurados.

Atualmente, a água AMA está disponível para venda em garrafas de 500ml em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia e no Distrito Federal, e pelo site www.emporio.com/ama.

A história da AMA

Unir as pessoas por um mundo melhor. Este é o objetivo da Ambev e AMA é um dos resultados deste sonho, que começou a nascer no fim de 2015 quando o time de sustentabilidade da Ambev deu início à busca por um novo projeto para expandir seus programas de preservação e uso consciente de água.

Com participação da Ambev no CEO Water Mandate da ONU, um grupo de empresas empenhado em lidar com o problema da escassez de água no mundo, e no curso da Yunus Social Business sobre negócios sociais, surgiu a ideia de uma água mineral que tivesse 100% dos lucros investidos no acesso à água potável e que criasse um verdadeiro impacto na sociedade para o problema da escassez de água.

“A AMA é uma forma de conscientizar mais pessoas, de trazer atenção para esse problema, de conectar as pessoas que vivem hoje em um mundo tão polarizado e individualizado”, diz Bernardo Paiva, presidente da Ambev.

De forma totalmente transparente, todas as etapas do projeto AMA são apresentados por meio de uma plataforma digital (www.aguaama.com.br) com todas as informações do produto, prestação de contas periódicas sobre o lucro obtido com as vendas, investimentos e andamento de cada projeto.

A Ambev e a água

Referência internacional em gestão do uso de água na produção de bebidas, a Ambev trabalha constantemente para diminuir seu impacto no meio ambiente com ações que também contribuem para a perenidade do negócio.

Atuando para recuperar e preservar as principais bacias hidrográficas do Brasil, em 2010, a cervejaria lançou o Projeto Bacias. Em 2015, a Ambev ampliou esse trabalho e anunciou a participação na Coalizão Cidades pela Água, uma iniciativa liderada pela ONG The Nature Conservancy, que pretende aumentar a disponibilidade de água para mais de 60 milhões de brasileiros.

Para compartilhar conhecimento e também ajudar micro e pequenas empresas a economizarem água, a cervejaria lançou recentemente o SAVEh – Sistema de Autoavaliação de Eficiência Hídrica. Fruto de uma parceria com as ONGs Fundación Avina e Carbon Trust e com o Pacto Global da ONU, o programa é desenvolvido por meio de uma plataforma online totalmente gratuita, na qual qualquer empresa pode ter acesso ao sistema de gerenciamento hídrico da cervejaria.

Sobre a Ambev

Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, mais de 32 mil pessoas dividem a mesma paixão por produzir cerveja e trabalham juntas para garantir momentos de celebração e diversão.

A Ambev é uma cervejaria inovadora, que busca sempre novos sabores e formas de surpreender seus consumidores. Além das melhores cervejas, o portfólio conta ainda com refrigerantes, chás, isotônicos, energéticos e sucos, de marcas como Antarctica, Brahma, Skol, Budweiser, Wäls, Colorado, Guaraná Antarctica e Do Bem.

Só em 2016, a cervejaria investiu cerca de R$2 bilhões no país. Mas também quer deixar um legado além dos investimentos. Para isso, conta com uma ampla plataforma de sustentabilidade. Esse compromisso inclui metas claras, divulgadas publicamente, e se traduz em quatro pilares: consumo inteligente, água, resíduo zero e desenvolvimento. Esse trabalho é feito com uma rede de parceiros, pois a Ambev acredita que a construção de um mundo melhor se torna mais rica quando feita em conjunto.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios