Bahia

Alunos de escolas públicas de Igaporã apresentam projetos de empreendedorismo voltados para energia

No início deste ano, a AES Tietê, operadora do Complexo Alto Sertão II, localizado nas cidades de Caetité, Guanambi, Igaporã e Pindaí, apresentou o projeto Pulsar, em parceria com a Impact Hub, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento social das comunidades e estimular a cultura empreendedora entre estudantes de 14 a 18 anos de escolas públicas. O resultado será conferido no evento de encerramento, no dia 4 de junho, às 8h30, no Colégio Estadual de Igaporã.

Inspirado no Demo Day, termo comum entre startups, a apresentação será feita pelos 27 alunos que tiveram seus projetos selecionados para uma banca avaliadora. “O colégio atende mais de 900 alunos de 23 turmas do 9º ano Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional – técnicos em Administração, Informática e Secretariado, onde abrimos inscrições para as oficinas do Pulsar. Os projetos desenvolvidos pelos estudantes serão apresentados e avaliados, considerando critérios de inovação, viabilidade, energia, impacto social, clareza e apresentação terão uma experiência de imersão em uma de nossas operações”, afirma Nubia Kikuchi, analista de investimento social da AES Tietê.

Os participantes, durante a jornada de idealização de seus projetos, ampliaram seus conhecimentos sobre empreendedorismo e energia. Além disso, mapearam a comunidade e stakeholders para chegar ao modelo de negócios. Ao longo dos últimos meses, estudantes passaram por aulas teóricas, oficinas, workshops, visitas técnicas, pesquisas e acompanhamentos presenciais e à distância, com o objetivo de estimular a cultura empreendedora. Divididos por três etapas – Energia para impactar, Energia para inovar e Energia para empreender – os jovens imergiram no tema energia e suas principais discussões atuais, também contaram com apoio na implementação e validação do conhecimento adquirido por meio de ferramentas específicas, adequando às necessidades das comunidades selecionadas, além de colher os impactos positivos gerados pelas ações.

Sobre a AES Tietê

A AES Tietê atua como uma plataforma integrada de energia adaptável às demandas dos seus clientes. Suas soluções são sustentáveis e customizadas de acordo com cada necessidade. Está entre as maiores companhias de geração do Brasil, atuando no país há quase 20 anos. Possui 9 usinas hidráulicas e 3 pequenas centrais hidrelétricas, localizadas no Estado de São Paulo, o Complexo Eólico Alto Sertão II, na Bahia, e, recentemente, concluiu a aquisição do Complexo Solar Guaimbê, em São Paulo. A empresa também possui em seu portfólio de ativos o Complexo Solar Ouroeste, em construção.

O Centro de Operações de Geração de Energia (COGE), localizado em Bauru (SP), é o mais tecnológico do país e opera remotamente todos os ativos da companhia.

www.aestiete.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo