GeralMutuípe

Alan Sanches requer audiência pública para debater a saúde pública no Vale do Jiquiricá

imagesO deputado estadual Alan Sanches preocupado com atual situação da saúde pública do Vale do Jiquiriçá, cujos problemas, conforme ele destaca, são muitos, resolveu entrar na briga em busca de soluções para um atendimento de melhor qualidade na região e o primeiro município a entrar na pauta será Mutuípe. Como membro da Comissão de Saúde e Saneamento Básico da Assembleia Legislativa, ao ser procurado por um grupo de vereadores do município e tomar conhecimento que o único hospital da cidade, o Clélia Chaves Rebouças, fechou as portas para a comunidade, o deputado, que é médico por formação, requereu uma audiência pública na comissão de Saúde para debater não apenas o fechamento da unidade, mas cobrar das autoridades competentes formas de amenizar a atual crise.

“Em Mutuípe existe apenas um hospital que supre a demanda de outras cidades e a última coisa que podia acontecer era a unidade fechar as portas. Conforme um grupo de vereadores que me procurou, os funcionários estão há trás meses sem receber salários e estão fazendo vaquinha entre si para pagar as contas de água e luz. Isso é inadmissível, afinal estamos falando de vidas que precisam ser salvas”, destacou.

O deputado pontuou ainda que a medida, classificada por ele como arbitrária, pode resultar em problemas graves. “Populares afirmam que dentro da unidade existem diversas pessoas necessitando de transferência e o hospital não está fazendo. Um exemplo seria uma senhora que colou fogo em um casa no bairro da Cajazeira e está internada há quatro dias com o fêmur quebrado sem ser regulada”, chama atenção.

O hospital era administrado pela Associação de Proteção à Maternidade e Infância (APMI) de Mutuípe), mais foi passado para a APMI de Castro Alves, sob a alegação que a mudança facilitaria a vinda de recursos para a unidade. “Verbas estas que não estariam sendo repassadas. Enquanto isso, somente os atendimento de extrema urgência e emergência estão sendo realizados. Algo precisa ser feito”, concluiu o deputado, que na semana passada, sabendo das dificuldades, esteve em Mutuípe com seu projeto “Caravana da Saúde”, que presta atendimento médico e odontológico de forma gratuita para a população carente. Mais de 100 pessoas foram atendidas na ocasião.

 

Fernanda Chagas/ Blog do Valente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo