CotidianoSaúde

Acordo é firmado para BA produzir medicamento para anemia falciforme

191314Foi assinado nesta sexta-feira (16) um acordo para a Bahia produzir a hidroxiuréia, um remédio usado no tratamento de anemia falciforme. O anúncio foi feito pelo governo da Bahia. Segundo o governo, o acordo foi firmado com a indústria farmacêutica italiana Chemi e a prodição fica a cargo da Bahiafarma (Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos).A assinatura aconteceu durante visita da comitiva do governo à sede da empresa em Milão, na Itália.
 
De acordo com o governo, a produção baiana deve começar entre oito meses e um ano, e vai atender à demanda do Sistema Único de Saúde (SUS) da Bahia e de outros estados. Além disso, a Bahia deve exportar o medicamento. O governo informou que o Brasil hoje importa a hidroxiuréia e o fornecimento não atende às necessidades da população. Segundo o governo, a Bahia tem o maior número de portadores de anemia falciforma fora da África. De cada 650 bebês que nascem vivos, um tem a doença no estado.
 
Em números totais, são 30 mil baianos com a doença. “É um momento marcante para o Brasil. Vamos garantir a disponibilidade, com menor custo, do medicamento para o tratamento de uma doença com alta incidência no país e que não recebe a atenção que deveria. Vamos transformar a Bahia no centro de referência do tratamento da anemia falciforme do Brasil, gerando ainda emprego e renda”, afirmou o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas.
Veja também
Cura para o câncer pode ter sido descoberta acidentalmente
Ministério da Saúde: Após posse, ministro demite petistas de cargos de confiança
Planos de saúde particulares perdem quase 200 mil usuários no primeiro semestre
“O povo só serve na hora do voto”, diz Varela ao comentar sobre saúde
Diogo Nogueira abre academia com a mulher e fala de saúde e ‘barriguinha’
“Graças a Deus aqui tem de tudo mesmo…as filas são questões culturais”, diz secretária de saúde sobre fila por fisioterapeuta

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios