CidadesGeralPolítica

À espera da benção de Rui, Zé Cocá articula apoio do DEM à sua candidatura em Jequié

A pandemia do novo coronavírus esfriou os rumores eleitorais, mas o jogo segue nos bastidores da política. A Câmara Municipal de Jequié não viu muitas mudanças partidárias, exceto a do vereador Ivan do Leite, que deixou o PSB para se filiar ao DEM e buscar o seu 5º mandato. A troca é resultado da articulação do deputado estadual Zé Cocá (PP), que tem conseguido mais apoio do DEM do que da base governista da qual faz parte.

O governador Rui Costa (PT) ainda não se pronunciou sobre o pleito municipal na cidade natal da primeira dama da Bahia, Alice Peixoto, mas a benção pode ser concedida a Hassan Iossef (PDT), atual vice-prefeito e que é cogitado também para integrar a chapa com Zé Cocá.

O deputado pepista já recebeu o apoio declarado do deputado federal Leur Lomanto Jr. (DEM), que esteve na cidade no último dia 15 para o evento de lançamento da sua pré-candidatura. O democrata foi o segundo deputado mais votado em 2018 na cidade, atrás somente do veterano Antonio Brito (PSD).

Uma pesquisa publicada no fim de 2019 apontou que Zé Cocá corria com larga vantagem na primeira posição das intenções de voto. Em segundo lugar, aparecia o secretário de Educação do Município, Roberto Britto (PSB). Em seguida, figurava o próprio Leur Lomanto Jr. (DEM). A boa colocação do deputado federal que agora apoia o pepista pode ser um forte indicativo do seu favoritismo.

Na Câmara, o PSOL vai ter que brigar para recuperar as cadeiras perdidas em 2019. Dois vereadores, Adriano Guião (PDT) e Guina Produções (PV) deixaram o partido e agora vão buscar a reeleição em outro time. 

Bnews

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar