Saúde

10 alimentos bons para o sistema imunológico

Existem alguns alimentos que, além de nutrirem, reforçam o sistema imunológico, previnem doenças. No entanto, eles devem ser consumidos com regularidade e proporções controladas – já que a diferença entre o remédio e o veneno, como dizia aquele velho ditado, é a quantidade.

laranja
Conheça alguns deles e suas indicações para manter sempre uma dieta equilibrada e saudável.

Frutas cítricas – Laranjas, acerola, limão, tangerina possuem níveis elevados de vitamina C, que protegem os glóbulos brancos do sangue, responsáveis pelo combate a diversos vírus e bactérias, responsáveis por infecções e doenças como a gripe.
Gengibre – A raiz é muito eficaz contra infecções como a de garganta, por exemplo. Adicione-o aos sucos, chás e até em saladas, mas nas quantidades adequadas.

Alho – A alicina presente no alimento é responsável pela diminuição da pressão arterial e ainda desintoxica o organismo. Se não gosta do sabor – ou do cheiro – consuma através de pílulas desodorizadas, fáceis de achar nas farmácias.

Chá Verde – Além da sua ação antioxidante, também ajudar a retirar elementos tóxicos do sangue. Se não for fã de chás, coloque na receita de alguns bolos e outros pratos salgados ou misture com uma fruta de sua preferência.

Algas – Ricas em iodo, e vitaminas C e A, excelentes nutrientes. Se gostar de comida japonesa, use e abuse dos pratos onde ela é abundante.

Atum e salmão – Ricos em ômega3, estes peixes ajudam a controlar o colesterol e fazem o coração trabalhar mais livremente.

Açaí – Um excelente alimento, rico em gorduras que produzem o bom colesterol e que combate inflamações. Facilmente encontrado em lojas e quiosques de shoppings ou através de entrega em domicílio. Mas controle a quantidade ingerida desta delícia, por causa de seu teor altamente calórico.

Maçã – Além de manter os dentes limpos, ela ajuda a fazer a glicose diminuir e nutre o organismo com vitaminas A, B e C. Uma boa pedida é tomá-la como suco, misturado a outras frutas diversas.

Espinafre – Além de ajudar o fígado a funcionar melhor, ele possui um bom nível de ácido fólico, enxofre e vitamina C – mais um bom anti-inflamatório natural.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Bom saber que açaí é bom para o sistema imunológico, gosto muito do alimento. Algo que eu gostei bastante e que senti uma grande melhora na saúde foi a maca peruana. É pouco conhecida, mas vem ganhando espaço porque tem muitos benefícios. Legal demais o site, aprovado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios