Cotidiano

Eleitor poderá acompanhar boletins das urnas por aplicativo

APLICATIVO ELEICAOA Justiça Eleitoral lançará um aplicativo para celulares que permita que qualquer cidadão tenha acesso aos Boletins de Urna (BUs) das eleições. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os BUs serão impressos após o encerramento da votação e fixados em quadros de aviso nas seções eleitorais.

A ferramenta estará disponível gratuitamente para smartphones com iOS e Android já durante as eleições de 2016. Para o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, o aplicativo vai permitir que o eleitor realize sua própria auditoria das votações.

O BU já é disponibilizado na internet após o resultado da eleição, o que permite conferir se a informação fornecida pela seção eleitoral é a mesma consolidada na totalização do resultado pelo TSE. Segundo Janino, o aplicativo vai gravar as informações e a checagem se tornará mais rápida e precisa. “A Justiça Eleitoral tem o compromisso junto aos cidadãos de promover um processo cada vez mais seguro e transparente. Segurança e transparência são nossos dois pilares básicos e o compromisso da Justiça Eleitoral é investir cada vez nesse binômio”, afirmou.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios