Cotidiano

5 itens que mais chamam a atenção dos ladrões de carros

Se não quer chamar a atenção dos ladrões de carros, saiba o que não ter no seu carro e passe despercebido.

Quem anda dirigindo sabe que é preciso ficar atento ao trânsito e também aos bandidos, pois algumas atitudes e itens chamam a atenção dos ladrões de carros.

Na Bahia, a Secretaria de Segurança Pública registrou de janeiro e junho de 2019 mais de 5.800 ocorrência de roubo de veículos em todo o estado.
Esses índices fazem com que as pessoas que ainda não possuem um seguro auto comecem a pensar nessa possibilidade para não ter um prejuízo no caso do seu bem ser levado. Além disso, começam a repensar o que estão fazendo de errado e sendo o foco dos ladrões.

Itens que mais chamam a atenção dos ladrões de carros 

Para que não entre para esse índice, conheça algumas coisas que podem chamar a atenção dos ladrões de carros e evite tê-los. 

1. Carros populares 

Os carros populares e com grande volume de venda estão muito presentes nas ruas e acabam não chamando a atenção.  

Isso chama a atenção dos ladrões de carros porque eles conseguem se camuflar nas ruas e as peças desses veículos possuem grande procura no mercado negro. 

2. Rodas chamativas 

As rodas não podem ser identificadas e existe uma grande procura por elas, porém, as básicas não são interessantes. 

Já as mais elaboradas, como as de liga leve, possuem um valor atrativo na hora da venda e acabam sendo visadas pelos bandidos. 

3. Cor do carro 

Pode parecer besteira, mas algumas cores chamam muito a atenção e isso não é interessante para quem rouba carros. 

As cores mais neutras, como o preto e prata, são menos chamativas e se misturam mais fácil no meio de outros veículos. 

4. Sistema de som 

O rádio que vem no carro não é um grande atrativo, mas equipamentos de alta qualidade como um sistema multimídia com tela, sistema de DVD e até mesmo as caixas de som automotivas diferenciadas são um atrativo. 

Esses itens possuem um alto valor e podem ser levados sem a necessidade de remover o carro, por isso, eles não devem estar visíveis. 

5. Acessórios diversos 

Estepes, rodas, grades, retrovisores diferenciados e qualquer outro item que seja diferente ou de fácil acesso fará com que o veículo se torne um alvo dos bandidos. 

Para quem não quer chamar a atenção, o ideal é deixar tudo básico como saiu de fábrica. Apesar de nem sempre ser tão bonito, pode ser mais encorajador sair com o veículo assim. 

Como não sair no prejuízo em caso de roubo 

O ideal é adotar medidas para se proteger e evitar o roubo, mas se não for possível é bom poder contar com o seguro auto. 

Existem opções que oferecem as proteções básicas para roubo, furto e colisões, mas para quem deseja proteger os itens e acessórios pode optar pelas coberturas extras. Dessa forma poderá contar com o dinheiro do sinistro para recuperar parte do que foi investido. 

Além disso, é bom saber quando vale a pena acionar o seguro auto, pois nem sempre o valor pago pela franquia é menor que o prejuízo, então é preciso ficar atento para não chamar a atenção dos ladrões de carros, mas, de qualquer maneira, é sempre bom ter uma proteção extra.  

Por Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org  

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios