Saúde

5 dicas para escolher um bom plano odontológico

Manter uma boa saúde bucal é essencial para manutencionar a saúde do seu organismo como um todo. Justamente por isso, escolher um bom plano odontológico se tornou cada dia mais crucial.

Atualmente no mercado existe uma grande variedade de planos, mas para escolher o melhor para você é importante estar atento a algumas informações sobre eles. 

Neste artigo separamos cinco dicas para você escolher um bom plano odontológico para sua família.

  1. Avalie a cobertura 

Inicialmente, você pode procurar por um plano por causa de um tratamento específico, como uma limpeza de dente ou um tratamento de canal.

Mas é importante que você escolha um plano que ofereça uma cobertura muito maior do que apenas esses procedimentos; afinal, não é apenas um tratamento de canal que você realizará com eles. O ideal é que o plano acompanhe seus tratamentos e saúde bucal.

Por isso procure saber se o plano cobre tratamentos mais difíceis, como a aplicação de implante dentário ou a realização de uma bichectomia, caso seja de seu interesse e se adeque ao seu orçamento.

Como cada dentista convênio oferece uma variedade de procedimentos, esteja atento ao escolher algum que favoreça você e sua família por um bom tempo, considerando os tratamentos que podem ser necessários.

  1. Escolha um plano com boa mobilidade 

É primordial que o plano esteja presente na cidade na qual você mora, mas também é importante verificar se você pode ser atendido em outras redes credenciadas pelo convênio. 

Isso porque na escolha por um plano acabamos ficando ansiosos e escolhendo aqueles que aparentemente são melhores para o orçamento e necessidades, mas esquecemos de nos atentar a distância e facilidade de acesso a ele.

Afinal, em situações de emergência, quanto mais próximo for a clínica, mais ágil será o atendimento.

Por isso é importante atentar-se à possibilidade de ser atendido em redes credenciadas e não em um único consultório. 

Inclusive, imagine as vantagens que um plano odontológico pessoa física pode te oferecer ao dispor de uma variedade de clínicas para atendimento em uma situação de emergência durante uma viagem?

  1. Aposte em programas de prevenção 

Quando falamos em convênio odontológico, é preciso considerar que, antes de tudo, eles atuam na prevenção de problemas bucais e, caso necessário, na resolução das inflamações e doenças, trazendo um bom custo-benefício.

Com as opções de limpezas, as urgências serão minimizadas, levando em consideração que a sua saúde bucal estará sempre em dia por conta do acompanhamento constante do profissional e do cuidado adquirido na rotina.

  1. Se atente aos valores 

Agora levando em consideração o orçamento é extremamente importante estar atento ao valor dos procedimentos ofertados pelo convênio odontológico e quais os benefícios de cada pacote disponível.

Além do valor e de os procedimentos suprirem suas necessidades, é imprescindível que o serviço seja de qualidade.

Justamente por isso é importante que você analise o preço baseando os serviços que ele te oferece, comparando com os demais planos oferecidos e a média do valor no sistema particular de atendimento, encontrando o que melhor se adequa a sua demanda.

Além dos procedimentos básicos que são cruciais para o seus momentos de necessidade, um plano odontológico precisa ser de valor acessível para as emergências e para a manutenção desse plano a longo prazo.

Uma dica nesse sentido é avaliar o valor de cada procedimento do plano e colocar na ponta do lápis se vale a pena fechar o negócio.

  1. Veja se há a possibilidade de incluir dependentes

Apesar da grande maioria dos planos adotar a opção de inclusão de dependentes, algumas clínicas ainda não atuam com esse modelo ou apresentam normas mais restritivas para seu uso.

Justamente por isso que essa informação deve ser frisada desde o primeiro contato, de modo a encontrar o plano e clínicas que atenderão essa necessidade, afinal, o objetivo de muitos que buscam por esse benefício é proporcionar mais saúde e bem-estar à sua família. 

Agora que todas as dicas foram passadas, é importante frisar a importância de ter um plano odontológico. 

Por quê ter um plano odontológico? 

Na prática, com um plano odontológico você pode realizar visitas mais frequentes ao dentista, garantindo que a sua saúde bucal funcione adequadamente e evitando inflamações.

Caso você tenha filhos, essa frequência é ainda mais benéfica para evitar que surjam traumas relacionados aos tratamentos bucais e ampliar o cuidado e saúde dos dentes nas práticas diárias.

Além disso, também é possível elevar/trabalhar a autoestima, levando em consideração que o sorriso é determinante para o nosso conforto e autoimagem.

Sabendo de todas essas dicas, estude a importância que esse produto oferece, as opções disponíveis e procure o plano odontológico o mais breve possível para garantir uma excelente saúde bucal para você e para sua família.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo