Saúde

5 alimentos que ajudam na saúde do seu sorriso

Cuidar dos dentes é uma tarefa muito importante e que precisa ser feita de forma cotidiana, periódica e correta para manter a saúde do sorriso. Afinal, caso contrário, doenças bucais podem ser desenvolvidas.

Para ajudar no processo de manter a qualidade da saúde dos dentes é necessário conhecer os alimentos que ajudam nesse processo.

Isso porque a alimentação é um dos elementos principais no que se refere à saúde bucal, afinal, é a porta de entrada dos alimentos e primeira fase da digestão. As bebidas, as comidas, as gorduras, tudo passa pela boca e, consequentemente, para os dentes.

Assim, existem alguns alimentos que são benéficos e outros maléficos aos dentes e também para as pessoas que têm implante dentario, ou outro tipo de tratamento nos dentes.

No presente artigo abordaremos os alimentos que podem ajudar na limpeza e na saúde dos dentes, fortalecendo-os.

Alimentos que ajudam na saúde dos dentes

Os dentes, para serem bem cuidados, precisam de uma grande atenção com a higienização e escovação correta, demandando o uso do fio dental.

A escovação é para retirar os resíduos dos dentes, entretanto, há alimentos que deixam menos resíduos e que ainda ajudam na limpeza dos dentes.

Abaixo, abordaremos alguns dos alimentos que ajudam nesse sentido e que permitem que as pessoas que possuem aparelho invisivel tenham resultados mais rápidos e eficientes.

1.   Maçã

As frutas são muito importantes para o corpo e para manter a saúde dos dentes e uma das frutas benéficas que se destacam para a saúde bucal é a maçã, por ser pouco calórica e rica em fibras.

As maçãs também possuem algumas substâncias e propriedades antioxidantes, o que auxilia no fortalecimento dos dentes.

Por possuir fibras, a mastigação mais demorada ajuda no aumento da produção da saliva, o que ajuda na remoção dos restos de alimentos e bactérias.

Caso não seja possível fazer a escovação dos dentes após uma refeição, ao possuir uma maçã por perto, é possível recorrer ao consumo da fruta.

Desse modo, após a ingestão da fruta e, quando for possível, faça a higienização com o creme dental.

A escovação deve ser sempre cumprida, principalmente para as pessoas que possuem aparelho dental invisivel.

2.   Castanhas e oleaginosas

Outros alimentos que são fundamentais para manter a limpeza dos dentes e fortalecê-los são as castanhas e as sementes oleaginosas.  

Segundo alguns nutricionistas, esses alimentos ajudam na criação de uma película de proteção contra as bactérias.

Assim, essa barreira impede a fixação das bactérias nos dentes e evitam a produção de biofilme (placa bacteriana), tártaro (também conhecido como cálculo dental) ou gengivite.

3.   Gengibre

Para manter os dentes mais bonitos, mais brancos e evitar o mau hálito, pode-se recorrer ao uso do gengibre. Além disso, o gengibre pode melhorar o funcionamento do aparelho digestivo.

Esses benefícios são trazidos por conta das suas substâncias, como as propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, que agem na cura de inflamações orais e gengivites.

Para quem deseja manter a lente de contato dental correta, bem como a beleza e saúde da dentição natural saudável e segura, é possível investir em comer gengibre.

Outros alimentos que ajudam na saúde dental

Existem alguns outros alimentos e bebidas que ajudam na melhora da saúde dental e bucal. Conheça abaixo alguns desses alimentos que podem integrar a sua rotina de nutrição.

1.   Consuma água diariamente

A hidratação do corpo é muito importante para o corpo e, por conta disso, apresenta inúmeras consequências para a boca e para os dentes.

O consumo de água é a garantia da produção de saliva e ajuda na eliminação dos restos de alimentos.

Em ambientes desidratados as bactérias tendem a se proliferar mais. Assim, o consumo de água também permite que a lente de contato dental, implantes e a saúde bucal como um todo tenha qualidade e eficiência.

2.   Morango

Para manter dentes brancos e fortes, o morango pode ser um alimento muito benéfico, sendo um grande aliado para manter o equilíbrio da flora bucal.

Isso porque esse tipo de alimento possui um adstringente natural, conhecido como ácido málico, o que permite a remoção de manchas.

Além desse tipo de adstringente, o morango é uma fruta cítrica, com alta concentração de vitamina C, que combate o acúmulo de placas bacterianas.

3.   Salmão

Os peixes são muito importantes para a nutrição dos dentes, principalmente o salmão, por conter algumas substâncias, como o cálcio e a vitamina D. Isso porque esses componentes garantem a qualidade dos dentes.

Esses são os alimentos que podem fazer parte da sua rotina e que ajudam na limpeza e no fortalecimento dos dentes, das gengivas e da boca.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo