MutuípePolítica

20 de novembro poderá ser feriado em Mutuípe

A câmara de vereadores de Mutuípe poderá aprovar Projeto de Lei, instituindo feriado em 20 de novembro, o PL foi apresentado nesta terça-feira (3), e será encaminhado para as comissões.

O projeto foi apresentado pelo vereador Júnior Cardoso do DEM, segundo ele, comerciantes criticam as instituições de novos feriados na cidade, mas que diante da importância da data, faz-se necessário reconhecê-la no calendário do município e trabalhada nas escolas. O legislativo de Mutuípe já está debatendo a instituição da semana da Consciência Negra.

“É refletir sobre uma cidade com maioria de sua população negra, segundo o censo, acima de 70%”. Disse Cardoso.

O último feriado instituído na cidade foi em fevereiro deste ano, quando 13 junho foi reconhecido pela câmara com votação unanime. Na época a medida foi elogiada por católicos e criticada por comerciantes que junto a CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas provocaram uma reunião no Clube Social, o PL acabou sancionado pelo Prefeito Rodrigo Maicon de Santana Andrade do MDB.

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia Zumbi, um africano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade. Mais tarde ele voltaria para sua terra natal e seria líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695.

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar