Cotidiano

12 efeitos do inverno sobre o humor

Às 01h24 do dia 21 de junho, iniciou-se a estação do Inverno que termina em 22 de setembro de 2017, com o equinócio da primavera. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, a estação é caracterizada pelas temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas.

As regiões sudeste e sul do país são as mais afetadas com características típicas do inverno, sendo o restante do Brasil marcado por temperaturas mais equilibradas, com pouca variação térmica. Mesmo assim, essa mudança na estação e consequentemente, no clima, pode conduzir um efeito significativo na saúde mental e no humor do indivíduo.

O Transtorno Afetivo Sazonal é um fenômeno bem documentado que ocorre com as mudanças na estação. É considerado um subtipo de depressão e, como tal, os sintomas parecem com as da depressão. Em geral, os sintomas começam no Outono/Inverno e aliviam a Primavera/Verão, embora possa ser experimentado com qualquer mudança sazonal.

É mais comum no Hemisfério Norte, onde as mudanças na estação são mais expressivas com o inverno mais rigoroso, também é experimentado no Brasil. A maioria das pessoas experimenta mudanças em sua energia, motivação, padrões de sono e humor à medida que as estações mudam. Os sintomas comuns do TAS incluem:

• Irritabilidade;

• Sentir-se deprimido a maior parte do dia, quase todos os dias;

• Dificuldades de sono, incluindo excesso de sono;

• Mudanças no apetite ou do peso;

• Dificuldade em se concentrar;

• Ideia suicida ou pensamentos de morte;

• Sentir-se sem esperança ou sem valor;

• Perda do interesse em atividades anteriormente apreciadas;

• Sensação de agitação;

• Sensação de lentidão, cansaço ou pouca energia;

• Retraimento social;

• Ansiedade.

A causa direta do TAS permanece sem confirmação, no entanto, existem alguns fatores que podem contribuem para esse fenômeno. A luz solar reduzida pode afetar os ritmos circadianos do corpo (relógio interno do corpo), o que pode levar a sentimentos de depressão.

A redução da exposição à luz solar pode causar uma queda nos níveis de serotonina, o que pode levar a sentimentos de depressão. A serotonina é um neurotransmissor que afeta o humor. Perturbações dos níveis de melatonina (um tipo de hormônio), podem afetar padrões de sono e humor.

O fator mais diretamente relacionado com o desenvolvimento dos sintomas é a quantidade de luz natural a que um indivíduo se expõe durante o dia, fator importante ocasionado no inverno, pois, quanto mais frio estiver fora no ambiente externo, sair se torna menos atraente e consequentemente, as pessoas passam a ter menos acesso a luz do dia.

Existem algumas coisas que você pode fazer para amenizar os efeitos que o clima mais frio tem em seu bem-estar. Você não precisa esperar até que o tempo esteja quente novamente para viver a vida que deseja:

• Certifique-se de obter pelo menos uma hora de luz ao ar livre todos os dias (de preferência pela manhã);

• Faça um esforço para manter sua vida social;

• Certifique-se de manter ativo com o exercício contínuo.

Essas atividades podem ser facilmente alcançadas com algum planejamento simples.

É importante garantir que você tenha um aquecimento adequado no seu ambiente, assim como roupas próprias para a estação e atividades físicas que façam você se movimentar. Um esforço consciente para garantir que essas atividades básicas ocorram, mesmo quando o clima estiver mais propício para ficar em baixo dos cobertores com uma xícara de chocolate quente, pode ajudar a minimizar significativamente os sintomas depressivos, aumentar os níveis de energia e elevar o humor.

Segundo dr. Claudio Duarte, psiquiatra do Hospital Santa Mônica, “TAS ou qualquer um dos sintomas associados a ele, pode requerer um tratamento com intervenção psicológica. Se você achar que está lutando para se manter ativo, estiver com humor alterado ou a motivação diminuída, procure um especialista para ajudá-lo(a)”.

 

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