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09 tecnologias que vieram para ajudar o dia-a-dia em um restaurante de comidas naturais

Apostar na tecnologia em restaurante de comidas naturais moderniza operações, evita desperdícios, melhora a lucratividade e atrai novos clientes para seu estabelecimento.

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o setor de alimentação natural é o que mais tem crescido nos últimos anos, representando um avanço de 98%.

Essa informação reflete a expansão do mercado de comercialização de produtos veganos, vegetarianos, sem glúten, sem lactose e fitness. O estilo de vida mais saudável tem demandado o gerenciamento de novos processos dentro de restaurantes.

Nesse cenário, a tecnologia tem sido grande aliada, desde a compra de matéria-prima até o contato final com o cliente. A seguir, você descobrirá como a automatização e os recursos digitais estão fazendo a diferença nos estabelecimentos.

1. Cardápio Digital

O uso do cardápio digital, além de inserir o cliente em um contexto sustentável que traduz os valores do restaurante natural, é uma ótima maneira de gerenciar pedidos e evitar desperdícios.

Os pedidos vão chegando até a cozinha de forma ordenada e automática. Isso facilita a preparação do prato e torna o processo de produção mais rápido, seguro e eficiente.

2. Interatividade

A interatividade é um conceito tecnológico que pode estar aliado ao cardápio digital. O cliente pode, por exemplo, baixar o aplicativo do restaurante e fazer um pedido personalizado.

Há ainda a possibilidade de visualizar fotos do prato, acompanhar a descrição nutricional dos ingredientes, adicionar ou remover itens, entre outras ações. Isso sem contar na possibilidade de transmissão das etapas de produção do prato até a chegada à mesa.

 3. Food techs

As food techs são startups que foram criadas com o objetivo de oferecer soluções inovadoras para o melhor gerenciamento de restaurantes de comidas naturais. Entre seus inúmeros benefícios, podemos mencionar o controle de estoque.

Por meio de recursos de inteligência artificial, você identifica a validade dos produtos, peso dos ingredientes, entre outros dados que auxiliam na elaboração de relatórios que facilitam os departamentos administrativos e operacionais do restaurante.

4. Comanda digital

A comanda digital funciona como uma espécie de cartão. Ela conta com um código de barras ou numeração que é alimentada por um sistema digital que registra todos os consumos do cliente.

Isso torna o atendimento mais seguro e ágil, otimiza o caixa e ainda dá a possibilidade de criar um banco de dados a respeito das preferências de pratos, horários de maior movimento, padrão de vendas de acordo com o dia da semana, entre outros.

5. Cardápios acessíveis

A Lei 1.550/2019 foi criada para que restaurantes, lanchonetes e bares disponibilizem aos clientes um cardápio em braile. O objetivo é fornecer melhor atendimento a pessoas com deficiência visual.

Alguns estabelecimentos, inclusive, ampliaram suas políticas de acessibilidade. Elas desenvolveram cardápios com QR Code que direciona direcionando para um vídeo com interpretação em Libras.

6. Speed ovens

O conceito de speed ovens alia equipamentos de última geração, gestão e agilidade na preparação de pratos e realização de serviços. Exemplo disso é o uso de fornos combinados.

Eles fazem parte do processo de preparação antecipada dos itens do cardápio e ultracongelamento, de modo a conservar os insumos de forma segura e manter o índice nutricional. O speed ovens é concluído com a finalização ultrarrápida do prato.

7. Pagamentos com smartphone

O pagamento por aproximação com smartphones é uma tendência que já vinha crescendo em países europeus e nos Estados Unidos e agora já pode ser presenciado em diversos restaurantes de comidas naturais.

A tecnologia utilizada é o Near Field Communication (NFC) que, em português, significa comunicação sem fio ou comunicação por proximidade. Tudo é realizado por meio de softwares que elencam, calculam e armazenam dados de controle de pagamento.

8. Software de gestão

Os softwares de gestão é uma das tecnologias gerenciais de restaurantes de comidas naturais que mais têm ganhado adeptos.  Eles são responsáveis por centralizar operações essenciais para a administração do negócio.

Entre seus benefícios, podemos mencionar o controle de estoque, fluxo de caixa, margem de lucro de determinado prato, acompanhamento da produtividade, entre outros dados que otimizam as ações do estabelecimento.

9. Compras de matéria-prima em marketplace

Lidar com um bom sistema de abastecimento de estoque também faz parte das soluções tecnológicas para restaurantes de comidas naturais. É justamente nesse cenário que foi criada a Menu, plataforma completa de marketplace para atender varejistas.

Em parceria com as principais redes de fornecedores do país, ela oferece um catálogo extenso de insumos para formação de estoque. O melhor de tudo é que os pedidos são feitos 100% online e você recebe sua encomenda em até 48h com frete grátis.

Gostou de conhecer as melhores soluções tecnológicas para restaurantes de comidas naturais? Comece 2021 aperfeiçoando a rotina do seu negócio e criando estratégias para atrair e fidelizar cada vez mais clientes.

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