Termômetros marcam 36.9°C no Vale do Jiquiriçá, Climatempo diz que chuva está a caminho

Cruz das Almas registrou as 15h, 38.1° Celsius.


Um calorão, assim é definida a terça-feira (19), no Vale do Jiquiriçá, os termômetros atingiram as 14h, 36.9°C, nem nos meses de dezembro e janeiro se registrou tanto calor assim.  Na estacão de Cruz das Almas, 38.1°C

A vegetação costumeiramente verde, já perdeu espaço para um amarelo ”pálido”, muitos municípios enfrentam crise hídrica, destacando-se São Miguel das Matas, Ubaíra, Cravolândia e Presidente Tancredo Neves. O verão, 2018/2019 é considerado uma dos mais secos já registrados.

Leia também

Todo essa estiagem tem relação com as mudanças climáticas, em fevereiro o NOAA confirmou a existência de um novo episódio do fenômeno El Niño, costumeiro no inicio do verão. O El Niño é um fenômeno climático de escala global. Caracteriza-se pelo aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico, predominantemente na sua faixa equatorial. Ocorre em intervalos médios de 4 anos.  No Nordeste também ocorre diminuição das chuvas, sendo que no Sertão nordestino essa diminuição pode alcançar até 80% do total médio do período chuvoso.

Segundo Climatempo, as condições para formação de nuvens carregadas na Bahia estão favoráveis a partir desta terça-feira (19), o que deve ocasionar chuva, uma frente fria chega ao estado pela região sul, na quarta-feira (20), ela deve se espalhar por grande parte do interior, em Mutuípe estão previsto 15mm, o temporal pode vir acompanhado de raios e trovões.