Lúcio Monteiro critica prefeitura e Embasa por crise hídrica em Ubaíra


O ex-prefeito de Ubaíra, Lúcio Monteiro do PSD, foi ao Facebook para criticar o que chama de omissão do poder público e da Embasa, a crise hídrica vivenciada pela população do município no período de estiagem de 2019.

”Amigas e amigos de Ubaíra. Tenho acompanhado a dificuldade e o sofrimento da população da nossa cidade com o problema do desabastecimento de água em, como consequência da estiagem prolongada, da falta de regularidade das chuvas que assola a nossa região nos últimos anos, pela falta de atenção da concessionária dos serviços de abastecimento de água (Embasa), e principalmente pela omissão daqueles que detém o poder em nosso município.” Disse o ex-gestor.

Monteiro apresentou a limpeza da barragem que abastece a cidade como alternativa e criticou a prefeitura: ‘‘A limpeza da nossa barragem do Mucuri seria viável e imediatamente realizada se houvesse vontade política para tal. A Prefeitura dispõe hoje de vários equipamentos que poderiam ser utilizados para tal, sem contar que existe o consórcio dos municípios do vale do Jiquiriçá (CONVALE), do qual o município de Ubaíra faz parte, que dispõe de maquinas mais que suficientes pra realizar o serviço de limpeza da barragem, seguramente em menos de duas semanas. Se houver necessidade de licença ambiental, a própria Prefeitura tem competência e autonomia pra licenciar sem precisar de autorização do Ibama ou do Inema.
Então o que falta? Falta vontade política, falta preocupação com a população, falta vontade pra estabelecer parcerias entre, Prefeitura, Convale e Embasa. Esse seria o primeiro passo pra no curto prazo prevenir novo colapso no abastecimento de água. E já está passando da hora, pois a barragem está seca, e, com fé em Deus logo irá chover. ”

Leia também


O ex-candidato em 2016, não concorda com a possibilidade de levar água de Jiquiriçá para Ubaíra e considerou a proposta como mirabolante: ‘‘Sabemos que medidas maiores e imediatas deverão ser tomadas, e não serão soluções mirabolantes ou já experimentadas sem sucesso, a exemplo da proposta divulgada por políticos que estão no poder, de trazer água de Jiquiriçá que irá solucionar o problema. Como Jiquiriçá poderá socorrer Ubaíra se a água que abastece aquele município vai de riachos do município de Ubaíra?” disse ele em outro trecho.

 

Monteiro finalizou defendendo o atual manancial como solução: ”A solução do problema está na própria região do Mucuri, é só raciocinar e trabalhar. Estou solidário à população Ubairense, e sofrendo também as consequências. Toda a população deverá estar unida pra solução desse problema, que infelizmente não sensibiliza aqueles que tem a obrigação e o poder constituído pra resolver. Um grande abraço! Lúcio Monteiro, cidadão Ubairense.” Finalizou ele.