Nasa publica fotos tiradas em distância recorde da Terra


agência espacial norte-americana publicou fotos tiradas pela sonda New Horizons, lançada em 2006 para estudar Plutão e o cinturão de Kuiper. As imagens foram captadas a uma distância recorde do nosso planeta, a mais de 6 bilhões de quilômetros da Terra, de acordo com a NASA.

As imagens mostram dois objetos do cinturão de Kuiper, 2012 HZ84 e 2012 HE85. As mesmas foram recebidas pela câmera LORRI em 5 de dezembro de 2017, duas horas depois de ter sido determinada a localização do dispositivo observando o aglomerado galáctico NGC 3532. A câmera mostrou que a sonda se encontrava a 6,12 bilhões de quilômetros da Terra. Todos os dias, a sonda New Horizons supera uma distância de 1,1 milhão de quilômetros.

No momento de tirar as fotos históricas, a New Horizons se encontrava mais longe da Terra que a sonda Voyager 1 quando esta obteve as famosas imagens do Sistema Solar e da Terra, incluindo a Pálido Ponto Azul (Pale Blue Dot). As fotos da Voyager 1 foram tiradas, no início de 1990, a partir de uma distância de 6 bilhões de quilômetros da Terra. Esse recorde permaneceu durante mais de 27 anos.

Anteriormente, a sonda New Horizons estabeleceu mais alguns recordes, aponta a NASA: em 9 de dezembro a sonda realizou a mais distante manobra de correção de rumo de sempre, quando o dispositivo foi dirigido para se aproximar do objeto 2014 MU69 em 2019. Isto também se tornará um recorde: a aproximação mais distante da Terra entre uma sonda e um corpo celeste.

Sputnik Brasil.