Soteropolitanos adotam postura positiva após diagnóstico do diabetes


A Abbott, empresa global de cuidados para a saúde, idealizou a pesquisa “Empoderamento do Paciente – importância e desafios”, com 480 brasileiros, de oito capitais brasileiras, entre elas Salvador, diagnosticados com diabetes: doença crônica de grande incidência no país e para a qual o envolvimento do paciente no tratamento é fundamental. O estudo, que marca os 80 anos da empresa no Brasil, convida os brasileiros a refletirem sobre a importância da conquista e manutenção da saúde e seus principais desafios.

A pesquisa revelou que os soteropolitanos com diabetes procuram manter hábitos saudáveis, principalmente quando o assunto é a alimentação. Os entrevistados com diabetes bebem de 6 a 8 copos de água por dia (88%) e tentam diminuir o consumo de sal (86%). A principal motivação para adotar hábitos saudáveis é manter a saúde sob controle (45%).

O levantamento foi conduzido pela Nielsen Shopper Solutions, entre os dias 2 e 20 de junho de 2017, com homens e mulheres acima de 18 anos, das capitais de todas as regiões brasileiras (Manaus e região metropolitana, Fortaleza, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre).

Confira 5 dicas simples da nutricionista e Gerente Científico da Divisão Nutricional da Abbott no Brasil, Patrícia Ruffo. Algumas delas já estão entre as metas dos soteropolitanos:

·         NÃO PULE REFEIÇÕES E NÃO FIQUE EM JEJUM DURANTE LONGOS INTERVALOS

Ignorar uma refeição pode afetar negativamente o nível da  glicemia, especialmente para quem  administra insulina.

Ao fazer uma refeição, é bom ter como objetivo encher metade do prato com legumes e ou verduras (brócolis, cenouras, espinafre). A outra metade pode ser dividida em um quarto de grãos (arroz integral ou lentilha), ou até mesmo por opções como a batata-doce; e o quarto final com proteína magra (peixe, perú ou frango sem pele).

·         MANTENHA-SE HIDRATADO

Beber água é importante para a saúde geral e bem-estar, mas novas pesquisas1 mostram que a bebida também pode ajudar com as calorias que consumimos. Além disso, a escolha da água pode ser útil para limitar outras bebidas açucaradas que podem ser tentadoras.

·         SEJA ESPERTO COM OS CARBOIDRATOS

Os alimentos ricos em carboidratos podem fornecer muitos nutrientes bons. No entanto, em comparação com as gorduras e proteínas, os carboidratos têm o maior impacto sobre a glicemia. É por isso que é importante escolher os carboidratos sabiamente e optar por alimentos com baixo índice glicêmico – carboidratos que são lentamente digeridos e não afetam os  níveis de glicemia.

·         PRESTE ATENÇÃO ÀS PORÇÕES

No controle da glicemia é importante verificar não apenas o que, mas também o quanto se come. Algumas orientações simples para estimativa de porções podem ajudar bastante:

  • Uma xícara = uma mão fechada
  • 1 colher de sopa = o dedo polegar

·         DIMINUA A VELOCIDADE

O cérebro demora cerca de 20 minutos para avisar o estômago da sensação de saciedade.  Quando as refeições são consumidas lentamente, as pessoas comem significativamente menos calorias do que aquelas que comem rápido. Para ajudar a diminuir a velocidade ao comer, a dica é mastigar lentamente.

 

Referência:

1.        Plain water consumption in relation to energy intake and diet quality among US adults, 2005–2012. Site. [Acessado em  novembro. 2016]. Disponível emhttp://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jhn.12368/abstract