Como driblar as armadilhas do inverno sem colocar a dieta em risco


Sempre quando cai um pouco mais a temperatura, nosso organismo tende a buscar alimentos mais calóricos e gordurosos e, se não tomarmos cuidado, corremos o risco de exagerar e ganhar alguns quilinhos extras. “No inverno não há muita transpiração, e a “necessidade” de hidratação é menor em relação ao calor, por isso reduzimos o consumo de água, sucos, frutas e saladas, comidas mais leves, e preferimos alimentos mais quentes, calóricos e com digestão mais lenta, que proporcionam sensação de saciedade por mais tempo”, explica Thomas Araújo, nutricionista da Rede Alpha Fitness. Segundo o especialista, há outro fator importante, destacado pelos estudos, que mostra que o aumento do apetite nos dias mais frios tem a ver com a relação  emocional que as pessoas apresentam com a comida: a busca pelo conforto que a comida quente traz.

 

A boa notícia é que é possível aliar o aconchego que buscamos no inverno, com hábitos saudáveis. As sopas ou os caldos podem ser grandes aliados e substituírem a salada do jantar, tornando-se uma ótima alternativa para nutrir e aquecer o corpo, desde que os ingredientes sejam usados com inteligência. “Uma sopa balanceada deve ter uma porção de proteína de boa qualidade e baixo teor de gordura, como peito de frango ou patinho moído, e legumes pouco calóricos, como abobrinha, berinjela, alho-poró, aipo, couve-flor, brócolis e abóbora”, indica o nutricionista.

 

A sopa também vai bem no almoço como entrada, pois promove saciedade e deixa a pessoa mais contente com uma menor porção do prato principal. Alerta para os carboidratos, que podem ser grandes vilões também no inverno; afinal, quem resiste a uma massa no jantar ou a um pão quentinho no café da manhã no inverno? “Isso não quer dizer que é proibido comer uma massa, mas sim que a pessoa deve ter uma maior atenção. Escolher opções mais leves e saudáveis e, claro, não exagerar. Uma massa com molho vermelho e um filé grelhado é uma ótima opção, por exemplo. Se a massa for integral e você consumir uma salada de entrada, melhor ainda!”, explica. Com dedicação, disciplina e força de vontade, dá para seguir uma dieta adequada ao seu consumo de calorias. Deve-se atentar também a não entrar numa rotina sedentária!