O crescimento da biomedicina no Brasil e no Mundo: 4 desenvolvimentos científicos históricos


O termo biomedicina significa o estudo da saúde através da biologia. Dessa maneira, as diferentes partes do corpo são estudadas com um viés biológico, garantindo o estudo de curas ou de melhorias para os mais diferentes tipos de doenças.

Além disso, este campo de estudo leva em consideração também os fatores históricos e culturais, trazendo padrões e tendências como referências para explicar as mudanças no corpo, tanto positivamente, como também, negativamente.

A biomedicina é um campo do conhecimento mais moderno, no Brasil, o seu estudo foi implementado na década de 60, já em outros países como Os Estados Unidos, Inglaterra e Austrália, muito antes, trazendo várias descobertas inovadoras e andando lado a lado tanto com a medicina como com a biologia.

Os estudiosos dessa área trabalham principalmente como docentes e também como pesquisadores dentro das áreas da biologia e da medicina. Devido a isso, esse é o segmento responsável por grande parte das descobertas científicas que mudaram e mudam a trajetória da vida na terra. Abaixo selecionamos alguns desses desenvolvimentos científicos históricos:

  1. Estudo do genoma do cancer

Nem todos os canceres são iguais, dessa forma, quando os genomas dos tumores são estudos é possível ver qual é o melhor tratamento para ele, dessa forma, a pessoa tem maiores chances de sobreviver com um tratamento mais assertivo e eficaz.

  1. Utilização das células-mães

Foi graças ao descobrimento das células-mães que diversas doenças estão sendo tratadas em todo o mundo. Elas podem ser aplicadas toda a vez que as células de algum Sistema são afetadas, regenerando-o.

IMAGE HERE: https://unsplash.com/photos/tGYrlchfObE

  1. Desenvolvimento do transplante de órgãos

O desenvolvimento do transplante de órgãos foi um dos maiores avanços na medicina, já que permite salvar milhões de vidas em todo o mundo. Essas cirurgias estão cada vez mais avançadas, e hoje é possível realizar transplante até mesmo de um rosto ou de um órgão genital masculino, por exemplo.

  1. Utilização da impressora 3D

A impressora 3D também tem sido utilizada na medicina principalmente nos implantes. Com a impressora é possível criar peças perfeitas e totalmente específicas para cada paciente. A utilização dessa tecnologia ainda é proibida no Brasil, por exemplo, mas já está sendo aplicada nos países citados acima.

Vale ressaltar que todos esses avanços na medicina são graças às novas tecnologias, entre elas a nanotecnologia, a qual trouxe ferramentas boas os suficientes para estudar células em níveis muito menores do que um microscópio normal consegue alcançar. Além disso, os profissionais da área que são dedicados e apaixonados pelas descobertas científicas. Todos esses avanços vêm moldando a humanidade e trazendo mais soluções para os diversos tipos de problemas de saúde que podem surgir. A Biomedicina é essencial para que a cada dia que passa, o homem aprenda mais sobre si mesmo, e principalmente como prevenir o surgimento de doenças e como ter uma vida com mais qualidade de vida e de bem-estar.