Beber café pode ser saudável e a ciência explica por que

Café diminui o risco de cirrose, Alzheimer ou Parkinson e ajuda o sistema cardiovascular.


Beber café tornou-se um hábito preferido para as pessoas quando enfrentam um dia de trabalho ou obrigações. A cafeína nos dá a energia que precisamos no começo do dia. No entanto, também foram atribuídos propriedades negativas que podem causar problemas de saúde , como hipertensão.

No entanto, vários estudos científicos mostraram que o consumo diário desta bebida (sempre em quantidades controladas, é claro) não é apenas inofensivo, mas também fornece certos benefícios para a nossa saúde.(Para ler artigos relacionados sobre saúde e bem estar acesse aqui.)

Diminui o risco de cirrose

Em um estudo realizado por cientistas do Instituto Mario Negri, na Itália , descobriu-se que o consumo de café pode reduzir os riscos de desenvolver cirrose hepática em até 50%.

Reduz as chances de ter Alzheimer ou Parkinson

No Centro de Pesquisa de Doença de Alzheimer, com sede em Tampa, eles realizaram vários estudos que determinaram o impacto do consumo de café no desenvolvimento da doença de Alzheimer . Os resultados do estudo mostraram que beber três xícaras de café por dia pode reduzir o risco de desenvolver a doença em até 65%.

Por sua parte, a Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil concluiu que beber café regularmente pode funcionar como uma solução preventiva para a doença de Parkinson , reduzindo o risco de desenvolver a doença em 20%.

Isso afeta positivamente o sistema cardiovascular

Outro equívoco generalizado sobre o café tem a ver com o seu impacto no sistema cardiovascular. E é isso, como evidenciado por vários estudos realizados por cientistas da Escola de Saúde Pública de Harvard, da Universidade Nacional de Cingapura e do Brigham Women’s Hospital, mostrou que as pessoas que bebem 3-5 xícaras de café por dia têm três vezes menos probabilidade de sofrer de problemas cardíacos em comparação com aqueles que ingerem outros tipos de bebidas.