Conheça 15 sintomas do câncer de pâncreas


Câncer de pâncreas é um dos mais difíceis de ser descoberto.

Desde que o apresentador Marcelo Rezende da Record TV, descobriu ter câncer de pâncreas, o qual inclusive lhe tirou a vida, os brasileiros ficaram assuntados com a doença e passaram a ter maior interesse pelo tipo específico. O câncer de pâncreas é um dos mais difíceis de ser descoberto e na maioria dos casos quando é identificado já esta em estado avançado.

O câncer de pâncreas é um dos mais mortais em todo o mundo, uma pessoa em cada dez com a doença não sobrevive mais que cinco anos. E geralmente quando os sintomas aparecem, são identificados como outra doença pois se assemelham a outras patologias.

Dor de barriga por exemplo, pode ser indícios do câncer de pâncreas. Dores no estômago, nas costas, perda de peso inesperada e injustificável, indigestão, intestino desregulado, perda de apetite, pele com tom amarelado principalmente na região dos olhos, dificuldades para engolir, gripe e resfriado e diabetes.  No caso da perda de peso, muita das vezes, o problema é atribuído a tireoide, quando na verdade pode ser a presença do câncer. Além dos dez sintomas apresentados, outros também são característicos, entre eles: Urina escura, Fezes esbranquiçadas ou com gordura, Coceira na pele, Náuseas frequentes e vômitos e Formação de coágulos de sangue ou sangramentos.

Em fase inicial o câncer de pâncreas geralmente não apresenta sintomas.

Alguns dos sintomas apresentados acima pode indicar outras doenças, mas se a presença deles tem sido constante é aconselhável procurar ajuda médica. Inicialmente um clínico geral, poderá avaliar o caso, sendo necessário o próprio poderá solicitar a procura de um gastroenterologista ou endocrinologista.

A causa exata do aparecimento da doença ainda é desconhecido, mas acredita-se em falha genética ou de forma hereditária.