Neto defende candidatura negra em 2020: ‘Reparação também precisa acontecer na política’


O prefeito ACM Neto defendeu que Salvador tenha candidaturas negras em 2020. Durante agenda no bairro do Curuzu, em Salvador, o presidente do DEM afirmou que a reparação racial precisa acontecer na política.

Para Neto, há diferenças históricas que deram mais oportunidades aos brancos.

“Pela primeira vez alguém escolheu uma mulher negra e professora para ser vice prefeita, em 2012. Ela, Célia, foi escolhida por mim e eleita pela minha chapa. Acho que que é fundamental e tenho trabalhado para que existam políticas permanentes de reparação na cidade.

A reparação também precisa acontecer na política, porque, se a gente disser que não existem diferenças históricas, estaremos mentindo”, declarou o prefeito, na manhã desta terça-feira (6).

Ao ser questionado sobre a composição de uma chapa diversa nas eleições no ano que vem, o prefeito de esquivou. O democrata informou, no entanto, que uma série de elementos precisam ser levados em conta.

“Eu posso ajudar e dar minha contribuição, mas eu não serei o candidato. Todos os elementos devem ser considerados, os elementos políticos, raciais e de valorização da mulher […] O que vai ser decidido lá na frente, eu não sei”, disse o democrata.

Matheus Morais / Milena Teixeira / BN