Ubaíra: “risco de epidemia é uma ameaça real”


Há tempo que moradores do vale do Jiquiriçá vem enfrentando a EMBASA acusando a empresa baiana de cometer seguidos crime contra o meio ambientes a partir do despejo direto e constante de esgoto no leito do rio, especialmente na cidade de Ubaíra.

Inconformado com a situação o vereador professor Eliomar tem sustentado que é preciso abrir uma guerra contra a EMBASA, “precisamos adotar providencias, rápidas, imediatas, temos que declarar guerra contra a EMBASA, sob pena de que se não fizermos isso, vamos comprometer drasticamente a situação do município, vão adoecer muitas pessoas, o risco de uma contaminação em série não pode ser descartado” disse o professor a nossos reportes.

A situação do Rio no trecho que corta a cidade de Ubaíra é muito crítica, na região da Motinha a água encontra-se totalmente parada, a mal cheiro das fezes jogadas na água bem como dos peixes mortos por falta de oxigenação da água tem tornado a vida dos moradores um verdadeiro calvário “a situação é crítica, não podemos descartar o risco de uma epidemia trágica em nosso município, já pedi aos nossos assessores jurídicos que impetrasse uma ação pública, que já está em andamento, estou tentando a todo custo levar esta situação ao conhecimento das autoridades com competência para solucionar o problema” enfatiza Eliomar.

Segundo o parlamentar, os vereadores não tem autoridade para resolver o problema “nós vereadores não temos como resolver este precipício, precisamos chamar atenção das autoridades com poder para tal, estou fazendo isso”. Finalizou ele.

Rui Jiquiriçá em 2016