Peixes estão morrendo no Rio Jiquiriçá em Mutuípe


Neste domingo (17), um morador da Rua Honório Ribeiro Costa, enviou a redação do Mídia Bahia, imagens de peixes mortos no Rio Jiquiriçá, em Mutuípe.

No sábado (16), outro morador, enviou ao programa Acorda Vale da Rádio Interativa, imagens de esgoto da estação de tratamento da embasa sendo despejado no rio na mesma localidade.

 

A região do Vale do Jiquiriçá, tem enfrentado forte estiagem, fazendo com que o volume de rios que cortam a região baixem  e ate sequem totalmente, ainda não é possível afirmar se a mortandade de peixes está relacionada ao aumento de temperatura da água e consequentemente baixa oxigenação, ou se algum agente químico proveniente do esgoto está causando o problema.

Leia também

Não foi possível fazer contato com a Embasa para apurar se o esgoto despejado no rio está sendo tratado.

Rio em situação critica

Há muito tempo nossa redação tem denunciado a situação dos rios e riachos que cortam a região, assoreado… O Rio Jiquiriçá está à beira da falência, peixes estão morrendo, esgoto continua sendo despejado sem nenhum tipo de tratamento, e as águas estão sendo contaminadas por agrotóxicos e medicamentos usados em baias de cavalos. Da nascente a foz é possível registrar lava-jatos e postos poluindo o rio.

 Rio Jiquiriçá pede socorro há anos e poucas são as ações de revitalização

A sociedade cobra ação das prefeituras, do CONVALE – Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá, de deputados votados na região e do Ministério Público Ambiental. Mas a população também precisa se conscientizar da parcela de contribuição para que a região chegasse a esse estado de degradação ambiental.