Concurso PM BA soldado: banca definida

A previsão é que certame traga 2 mil vagas para soldado; edital deve ser publicado ainda em 2019


Os concurseiros que esperam a publicação do edital do concurso para soldado da Polícia Militar do Estado da Bahia (PMBA – soldado) já podem redefinir o planejamento de estudos. O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) será a banca organizadora do próximo concurso para soldado. O anúncio foi feito pelo governador do estado, Rui Costa, durante seu programa no Facebook “Papo Carreira” e o documento confirmando a declaração foi publicado, na madrugada desta quarta-feira (18), no Diário Oficial da Bahia.

De acordo com o governador, a previsão é de o edital do concurso traga 2 mil vagas para o cargo de soldado, função que exige escolaridade mínima de nível médio completo ou médio/técnico, idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos, além de 1,60 m de altura para homens e 1,55 m para mulheres.

O professor do Gran Cursos Online e 3º Sargento da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF), Jeferson Bogo, aconselha que os candidatos que aguardam a publicação do edital da PMBA e outros na área de segurança pública que iniciem a preparação desde já levando em consideração as provas anteriores realizadas pela banca no país. “Muitas questões se repetem nas provas, por isso sempre oriento os alunos a resolverem questões de provas e simulados para fixar o conteúdo. Isso dá uma excelente base para os estudos”, afirma. 

Segundo o professor, é importante que os candidatos montem um bom cronograma de estudos com base no conteúdo cobrado em outros editais e iniciem a preparação para a prova. “Ele deve realizar um planejamento dos estudos para facilitar a organização dos estudos e fixação dos conteúdos e estabelecer um ritmo de estudos para cada conteúdo cobrado no edital”.

O especialista destaca que o concurseiro precisa observar todo o panorama de preparação considerando não apenas a parte intelectual, mas também a parte física. “É preciso aliar os estudos ao processo de preparação para o teste de aptidão física, que é uma das etapas do concurso”, aponta. 

Inscrições abertas – O concurso para o cargo de oficial da PM BA já está com inscrições abertas e seguem até 29 de setembro. São 60 vagas com remuneração que chega a R$3.001,82. A banca organizadora é a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A prova está prevista para acontecer no dia 27 de outubro. Faça sua inscrição aqui