Câmara aprova, e 13 de junho, dia de Santo Antônio torna feriado municipal em Mutuípe


Foi aprovado na noite desta terça-feira 26/02, o projeto de lei 02/2019 de autoria do vereador Gilvan Santos, que torna o dia 13 de junho, feriado municipal dedicado a Santo Antônio de Pádua em Mutuípe-BA.

 

Recentemente, foi criada e instalada por Dom Valdemir Ferreira, a Paróquia Santo de Antônio de Pádua em Mutuípe, desmembrada da Paróquia São Roque.

 

A Nova Paróquia localizada no Bairro Santo Antônio, abrange 13 comunidades da zona rural, e tem por Pároco o Pe. Nilvandro Oliveira.

 

Na sessão da câmara, o Pároco ressaltou o valor religioso-cultural do dia treze de junho para a comunidade mutuipense, enfatizando os termos jurídicos que permitem a criação deste feriado. Os vereadores foram unanimes em aprovar o projeto de criação do feriado dedicado a Santo Antônio.

 

Ao fim da sessão, o Vereador Gilvan agradeceu a aprovação, ressaltando a comunhão das duas paróquias em Mutuípe. Destaca-se que historicamente, segundo a tradição católica, o município só poderia ter um padroeiro. A devoção a São Roque em Mutuípe é centenária, e está diretamente ligada a fundação da cidade. Portanto, mesmo com a Paróquia Santo Antônio e este novo feriado municipal em 13 de junho, São Roque permanece como patrono de todo município de Mutuípe, com feriado municipal de 16 de Agosto.