Projeto de Zé Cocá visa fortalecer cadeia produtiva do leite na Bahia


Foto: Renaque Barbosa

As licitações publicadas pela administração pública estadual, que haja a necessidade do fornecimento de leite e derivados, deverão conter cláusula que conste a obrigatoriedade da aquisição através de produtores rurais localizados na Bahia. Isso é o que propõe o Projeto de Lei nº 23.073/2019, apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia, pelo deputado estadual Zé Cocá (PP).

A pecuária de leite exerce uma relação mais do que intrínseca na vida dos nordestinos, demonstrando grande importância socioeconômica”, destacou Zé Cocá.

O parlamentar ressaltou que apesar do crescimento da produção de leite no Nordeste, a Bahia vem diminuindo essa participação nas últimas duas décadas. Mesmo tendo o terceiro maior rebanho leiteiro do país, a Bahia ocupa somente o 23º lugar quando se trata de produtividade por vaca ordenhada.

A Bahia tem potencial para produzir muito mais que a maioria dos estados brasileiros. No entanto, a falta de organização e diálogo entre os elos da Cadeia Produtiva do Leite atrapalha o desenvolvimento econômico”, pontuou.

O deputado acredita que a aprovação do projeto favorecerá o fortalecimento da Cadeia Produtiva do Leite na Bahia, provocando o desenvolvimento e o fortalecimento da economia baiana e, consequentemente, o desenvolvimento social e econômico dos produtores leiteiros do Estado.