Moradores da rua André Fernandes em Mutuípe ficam assustados com infestação de carrapatos

Febre Maculosa Brasileira, também conhecida como doença do carrapato é o maior medo da população.


Na tarde desta terça-feira (24), a redação do Mídia Bahia, visitou os moradores da rua André Fernandes em Mutuípe, o aparecimento de carrapatos na localidade tem assustado a população.

Segundo Elisabete Gomes os parasitas estão por toda a parte, “eu só quero uma solução, eu tenho crianças em casa, estou catando carrapato dentro da minha casa, acho que isso a prefeito tem que me ajudar”, disse ela em um trecho da entrevista.

Quem reside no local teme por doenças, principalmente em crianças.

LEIA TAMBÉM: Jovem sofre tentativa de homicídio em Mutuípe na noite de sábado

Febre maculosa brasileira é uma doença transmitida pelo carrapato-estrela ou micuim da espécie Amblyomma cajennense infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. Esse carrapato hematófago pode ser encontrado em animais de grande porte (bois cavalos, etc.), cães, aves domésticas, roedores e, especialmente, na capivara, o maior de todos os reservatórios naturais.

Transmissão

Para haver transmissão da doença, o carrapato infectado precisa ficar pelo menos quatro horas fixado na pele das pessoas. Os mais jovens e de menor tamanho são vetores mais perigosos, porque são mais difíceis de serem vistos.

Não existe transmissão da doença de uma pessoa para outra.

Distribuição

No Brasil, há casos de febre maculosa nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, mas não é impossível que ocorram em outros lugares.