Estado mobiliza gestores municipais de Educação em Amargosa para as provas com foco no IDEB


Foto: Ilustrativa/ Divulgação

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) está realizando uma grande mobilização com os gestores das redes estadual e municipais de todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia, com foco na aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).A avaliação nacional, que abrange as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, será realizada de 21 de outubro a 1° de novembro, em todo o país, e serve como base para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Nesta quinta-feira (10), em Amargosa, a atividade acontecerá, a partir das 8h, no  Centro Territorial de Educação Profissional – CETEP  
 

O encontro, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-Bahia), conta com a participação de dirigentes da SEC, do Núcleo Territorial de Educação (NTE 09), das secretarias municipais de Educação, além de representantes do Instituto Anísio Teixeira (IAT). Entre os temas abordados, estão as bases conceituais, procedimentos e dados estatísticos que subsidiam as provas SAEB e o cálculo do IDEB. Outro foco é a socialização de estratégias desenvolvidas pelas escolas para que os estudantes façam as provas do SAEB.

A avaliação é realizada a cada dois anos, envolvendo todas as redes públicas do Brasil. O objetivo é extrair a nota de proficiência, ou seja, o conhecimento que o estudante apresenta em Língua Portuguesa e Matemática. Todos os estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da 1ª a 3ª série do Ensino Médio, e da 4ª série da Educação Profissional devem participar da avaliação.

Além de Amargosa, a atividade também será realizada, nesta quinta-feira, nos municípios da área dos NTE de Vitória da Conquista (NTE 20); Serrinha (NTE 04); Valença (NTE 06); Juazeiro (NTE 10); Caetité (NTE 13); Alagoinhas (NTE 18); Senhor do Bonfim (NTE 25) e Barreiras (NTE 11). Na segunda-feira, o encontro foi realizado nos núcleos de Irecê (NTE 01); Seabra (NTE 03); Itabuna (NTE 05); Teixeira de Freitas (NTE 07); Itapetinga (NTE 08); Itaberaba ((NTE 014); Ipirá (NTE 15); Jacobina (NTE 16); Santo Antônio de Jesus (NTE 21); Jequié (NTE 22); Salvador (NTE 26) e Eunápolis (NTE 27).

Confira a agenda

10 de outubro (quinta-feira), às 8h

Serrinha: Auditório do Centro Territorial de Educação Profissional – CETEP- Av. Araci s/n Cidade

Valença: Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins – Rua Pedro Sanches, Graça.

Amargosa: CETEP – Qd 2 Estrada Amargosa Milagres – S/N.

Juazeiro: Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães – Rua João XXIII, Bairro João XXIII s/n.

Caetité: Avenida Professora Marlene Cerqueira, Centro Administrativo, prédio 03. Bairro Prisco Viana. Caetité-BA

Alagoinhas: CETEP – Rua Maria Feijó, Centro

Vitória da Conquista: Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães – Av. Luís Eduardo Magalhães, S/N – Candeias.

Senhor do Bonfim: Colégio Estadual senhor do Bonfim – Rua Floriano Peixoto, 150, Pd Centro.

Barreiras: CETEP – Av. ACM, n° 2600, Bairro – Flamengo