SIMM oferta qualificação profissional para pessoas surdas


Fonte: Portal Acesse

Teve início nesta terça-feira (11) um ciclo de palestras voltado ao desenvolvimento pessoal e profissional de pessoas surdas de Salvador. O encontro ocorreu na sede do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM), no Comércio, em parceria com a Unidade de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (UPCD) e a empresa Crescer Treinamentos e Desenvolvimento.

A palestra inaugural tratou dos temas marketing pessoal e postura profissional. A palestrante e administradora de empresas Virgínia di Túlio, representante da Crescer, explicou ao público métodos para que os candidatos tenham êxito em entrevistas de emprego além de reforçar posturas que podem impactar o recrutador e contar positivamente na seletiva. Quesitos como pontualidade na entrevista, higiene pessoal e vestuário foram analisados pela palestrante.
Tendo a oportunidade de participar de uma palestra com essa abordagem pela primeira vez, a surda Silvana Andrade, 25 anos, reforçou a importância de atividades voltadas ao público e da abertura de portas nas empresas. “A inserção do surdo no mercado de trabalho tem que acontecer. Nós somos tão capazes quanto as pessoas ouvintes. Esse curso é necessário porque precisamos ter acesso a conhecimento para nosso desenvolvimento pessoal. Aqui busco entender como posso crescer no ambiente profissional”, frisou.
Silvana relatou que teve apenas uma experiência profissional de fato, mas que durou por um curto período. “Tive um emprego mas durou apenas um mês. Acredito que fui demitida por dificuldades na comunicação entre eu e os outros funcionários. Por isso um curso deste é tão bom, pois nos deixa mais preparados”, afirmou.
De acordo com a diretora-geral do UPCD, Risalva Telles, a proposta é não só capacitar, mas, sobretudo, possibilitar subsídios para que as pessoas surdas possam ingressar no mercado de trabalho com maior segurança. “Toda parceria que fazemos no sentido de incentivar a inclusão social e dar mais possibilidades de inserção no mercado de trabalho para as pessoas com deficiência é sempre bem-vinda. O papel da UPCD é este, buscar parcerias, fomentar oportunidades e ampliar as condições de empregabilidade das pessoas com deficiência”, finalizou.
Além desta palestra, mais 12 encontros semelhantes estão previstos até o fim de 2019, abordando temáticas diversificadas. O próximo encontro será na sexta-feira (14) onde será debatido o tema inteligência emocional. Para participar das palestras, os interessados devem entrar em contato através do e-mail [email protected]gov.br.