Jogos digitais: um mundo de oportunidades

Com mais de 66 milhões de gamers, Brasil é o 13º maior mercado no mundo no segmento; curso Técnico em Programação de Jogos Digitais do Senac EAD é opção para quem quer apostar nessa tendência.


Há tempos os jogos eletrônicos deixaram de ser uma mera diversão para crianças e jovens e viraram uma oportunidade de atuação profissional. Ao longo dos anos, os games passaram a ser desenvolvidos para uma série de outros fins: desde educacionais até corporativos, com objetivo de divulgar produtos, engajar, treinar equipes, etc. Segundo a NewZoo, uma das principais empresas de pesquisa sobre a indústria do setor, o Brasil possui o 13º maior mercado de games no mundo, com um total de 66,3 milhões de jogadores.

Ao representarem um mercado amplo e lucrativo, os jogos digitais sinalizam perspectivas de evolução em todo o mundo, em especial no Brasil, território ainda pouco explorado. Um levantamento feito pela consultoria PriceWaterhouseCoopers (PwC) apontou que, só em 2016, o gasto com games no país foi de US$ 644 milhões. Para 2021, a expectativa é que este valor alcance US$ 1,4 bilhão, com crescimento médio de 17% ao ano.

Espaço para crescer – Com grande potencial de expansão, a tendência é que as empresas do segmento invistam cada vez mais em suas equipes, a fim de contar com profissionais preparados e atentos às inovações, além de atender com sucesso às exigências do seu público consumidor. Para André Ricardo Theodoro, coordenador dos cursos técnicos de informática e jogos digitais do Senac EAD, ainda há muito espaço para a expansão nesse mercado e as oportunidades para os profissionais são bem variadas.

“O desenvolvedor de games pode atuar no segmento de jogos educacionais, jogos para treinamento ou, ainda, advergames que são utilizados para a divulgação de uma marca. Algumas empresas começaram por meio desse nicho de mercado, mas ainda há muito a ser explorado”, destaca André. O coordenador ressalta que o interessado em ingressar nesse setor deve ser curioso, gostar de desafios e estar sempre disposto a aprender.

Formação – Para quem pretende fazer carreira no mundo dos games, o Senac EAD oferece o curso Técnico em Programação de Jogos Digitais, com inscrições abertas até o dia 21 de setembro. Seu diferencial é a metodologia pautada em competências técnico-científicas e comportamentais. Também oferece uma unidade curricular de projeto integrador por meio do qual o aluno aplicará seus conhecimentos desenvolvendo seu próprio game. “Ao fim do curso, ele terá uma produção própria, que poderá ser utilizada como portfólio em busca de oportunidades no mundo do trabalho”, reforça André.

Sobre o Senac EAD

 

Com mais de 70 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nesta modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 300polos presenciais para avaliações de cursos de pós-graduação e mais de 260 para graduação.

Acesse a programação completa de cursos do Senac EAD em www.ead.senac.br. Há também uma programação diversificada de cursos presencias que pode ser conferida em www.sp.senac.br.

Serviço:
Técnico em Programação de Jogos Digitais – Senac EAD
Carga horária:
 1.000 horas (15 meses)
Descontos: 20% para comerciário mediante autodeclaração no ato da inscrição; 5% para pagamento à vista (módulo).
Inscrições: até o dia 21/9/2018 pelo site www.ead.senac.br/cursos-tecnicos.