Gandu e Retirolândia recebem dia 16 o Rastreamento do Câncer de Mama


Nesta quinta-feira (16), o Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama chega aos municípios de Gandu e Retirolândia com a realização de mamografia, exame que detecta precocemente casos de câncer de mama, em mulheres de 50 a 69 anos. De acordo com os especialistas, o câncer de mama, quando descoberto no início, tem chance de mais de 90% de cura.

A meta é atender a 772 mulheres em Retirolândia e 1.633 em Gandu. No município de Gandu, a unidade móvel ficará de 16 a 23 e em Retirolândia, ficará de 16 a 25. Para serem atendidas, as mulheres devem levar o RG, Cartão do SUS e comprovante de residência. O atendimento começa às 7 da manhã, prosseguindo até 18h. Em Gandu, o atendimento será feito  na Praça do Povo, no Centro da cidade, e em Retirolândia,  acontecerá na  Unidade Básica de Saúde, na Rua das Cajazeiras, também no Centro da cidade.

O Saúde sem Fronteiras é um programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) que tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *