7 Alimentos para ter o coração saudável


Manter a saúde de nosso coração é muito importante, já que este órgão se encarrega de bombear o sangue junto com os nutrientes e o oxigênio necessários para cada célula de nosso corpo.No século atual em que vivemos é muito comum ver as pessoas consumindo alimentos de má qualidade, como as populares refeições rápidas e cheias de gorduras e elementos nocivos para nossa saúde.

Ao consumir alimentos sem nenhuma qualidade,o coração é o órgão que é mais afetado, porque as nossas artérias e as paredes do coração acumulam o colesterol, perdem sua elasticidade e realiza um maior esforço para bombear o sangue para nosso organismo.Como consequência aparecem perigosas doenças cardiovasculares, como também os temidos acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos.

Ter um estilo de vida saudável, fazer exercícios e consumir alimentos de boa qualidade,uma boa quantidade frutas e legumes, nos ajudará a evitar todas estas situações, vamos ver que tipos de alimentos são melhores para manter um coração saudável e forte:

Alimentos para ter o coração saudável

1 – Laranjas
Contém vitamina C e outros poderosos antioxidantes que combatem a oxidação celular, o que ajuda a manter saudáveis os tecidos cardiovasculares.

É um calmante suave, portanto, reduz a pressão arterial e, assim, evitam que o nosso sistema cardiovascular se deteriorar.

2 – Morango
Essas frutas também contêm uma grande quantidade de vitamina C e flavonóides, que mantêm em bom estado das artérias, sua fibra também ajuda a eliminar o colesterol em excesso.

3 –  Banana
As bananas são ricas em vitaminas e minerais, entre estes, o potássio, o qual é um elemento muito importante para combater o efeito hipertensivo do sódio.

O potássio também é fundamental para o equilíbrio dos movimentos e contrações cardíacas.

4 – Nozes
As nozes e outros frutos secos são ricos em magnésio, que combate a hipertensão, têm vitamina E que é um dos melhores antioxidantes chamado por muitos como o elixir da juventude

Têm ferro necessário para evitar a anemia e os glóbulos vermelhos possam realizar sua tarefa de nutrir e oxigenar todas as células do organismo.

5 – Peixe
Os peixes contêm ômega 3, que é um ácido graxo essencial é dizer que o nosso corpo não pode produzi-lo, ajuda a reduzir as doenças coronárias e limpa as artérias do colesterol mau, dando-lhes a elasticidade.

É preferível consumir os peixes no vapor e não fritos assim, poderemos aproveitar melhor seus extraordinários benefícios.

6 –  Azeite de oliva
É um dos óleos de melhor qualidade, a sua gordura é do tipo monoinsaturados, que elimina o mau colesterol LDL e estimula o bom colesterol HDL.

7 – Aveia
A aveia tem fibra solúvel que ao misturar-se com o colesterol ajuda na sua eliminação, além disso, é um alimento muito nutritivo, que não deve faltar na nossa dieta diária.

Fonte:www.fmecanoas2014.com.br