Zé Cocá será relator das contas de Rui na comissão de Finanças


O deputado estadual Zé Cocá (PP) será o relator na Comissão de Finanças das constas do governador Rui Costa (PT) referentes ao exercício de 2018. A informação foi antecipada ao BNews nesta segunda-feira (17) pelo presidente do colegiado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Robinho (PP).

O parecer prévio, aprovado com ressalvas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA) no último dia 4, foi entregue ao presidente da AL-BA, Nelson Leal (PP), na semana passada e estará na pauta da comissão de Finanças nesta terça (18), quando Zé Cocá será oficializado na relatoria.

O pepista disse que acompanhou as “divergências” apontadas pelos conselheiros na Corte e prometeu “esmiuçar, ler todos os detalhes para ver o que tem o que não tem, ponto negativo, ponto positivo”. 

Ainda tramitam na comissão de Finanças as contas referentes a 2016 e 2017, com relatorias de Vitor Bonfim (PL) e Zé Raimundo (PT), respectivamente. As contas de 2015 foram aprovadas no colegiado, mas ainda não foram levadas a plenário. 

“Nossa intenção é essa, adiantar. O próprio presidente nos cobrou isso, que a gente adiante o processo para que a gente vote logo. Não há interesse em engavetar. Tem a questão dos projetos, a comissão está andando bem agora para que a gente adiante o mais rápido possível. Tem projeto aí de cinco, seis anos atrás, não existe isso. Acho que a gente tem que dar celeridade, que sim ou que não, mas tem que rodar”.   

O parecer prévio do TCE apontou 13 ressalvas, 32 recomendações e um alerta à execução orçamentária estadual do último ano. O sinal de alerta pontuado por ele indicou que o governador ultrapassou 95% do limite prudencial de gastos com pessoal e encargos sociais – excedeu 5% ao que ocorreu em 2017.

Bnews