Rio Cariri na zona rural de Mutuípe está praticamente seco


Não chove forte na região do Vale do Jiquiriçá, há um bom tempo, o último grande volume de chuva registrado foi no fim de fevereiro, não sendo foi suficiente para recuperar os rios que cortam a região e reabastecer reservatório.

 

Nesta sexta-feira (15), um leitor do Mídia Bahia enviou a nossa redação, imagens do Rio Cariri, afluente do Rio Jiquiriçá, na zona rural de Mutuípe, nas fotos é possível perceber o rio praticamente seco.

Leia também

Diversas cidades no recôncavo baiano enfrentam racionamento, destacando-se Ubaíra e São Miguel das Matas. Há relatos de falta d`água em Presidente Tancredo Neves e Cravolândia.

O Vale do Jiquiriçá enfrenta forte estiagem, o verão 2018-2019 é considerado uns dos mais secos já registrados. O Sol forte tem como consequentemente altas temperaturas, fazendo com que mananciais pereçam.

A falta de políticas públicas no sentido de preservar e recuperar nascentes, a degradação ambiental e assoreamento dos rios, os torna mais vulneráveis ao verão a cada ano  e agrava a situação.

De acordo com os institutos de pesquisa e previsão do tempo, no meio da próxima semana deve voltar a chover forte, no recôncavo baiano, de quarta-feira (20), até domingo (24), são esperando cerca de 50 mm de chuvas, o que pode resolver o problema temporariamente.