Rio Bom Jesus volta a apresentar coloração marrom na zona rural de Mutuípe


O Rio Bom Jesus voltou a apresentar coloração marrom, neste sábado (2), na zona rural de Mutuípe, em 4 de, dezembro de, 2017, o veterinário e agricultor Zé Nilton, denunciou situação semelhante e apesar de comprometimento do Ministério Público em apurar a denuncia, nada mudou.

Acredita-se que a coloração seja proveniente de algum agente poluidor, visto que, não há registro de chuvas torrenciais e peixes estão morrendo.

O Rio Bom Jesus é considerado um potencial fornecedor de água para abastecimento de Mutuípe em curto prazo de tempo, em seu leito, uma barragem foi construída pelo governo federal, nos anos 90, para garantir oferta de água no futuro.

Atualmente Mutuípe é abastecido com o Rio Boqueirão, sendo captada na barragem da Cachoeira dos Prazeres, que também abastece Jiquiriçá, a crise hídrica vivida por Ubaíra fará com que a mesma barragem abasteça mais um município.

Em recente visita a região, a FUNASA identificou que se nada for feito para aumentar a oferta de água na região e os avanços das mudanças climáticas, as cidades do Vale do Jiquiriçá ficarão sem água em dez anos.