Sesab registra aumento pela procura de testes rápidos

Postos funcionam até 13h desta quarta-feira de cinzas.


Com o objetivo de detectar precocemente infecções sexualmente transmissíveis (IST) a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) vem realizando ações de testagem rápida em pleno circuito do carnaval. Este ano, a procura pelo testes rápidos nos três postos montados (dois em Salvador e um em Porto Seguro) cresceu bastante. Dados registrados até a madrugada de hoje (13), apontam a realização de 5.914 testes. No ano passado, no mesmo período, foram realizados 4.573 testes rápidos.

Nestes postos, localizados na Barra (Avenida Centenário), em Ondina (na Avenida Adhemar de Barros) e em Porto Seguro (Passarela do Descobrimento) os foliões podem realizar testes rápidos para detectar doenças como:  HIV/Aids, sífilis, além das hepatites virais. Tudo é feito rapidamente, basta uma furadinha no dedo e a coleta de algumas gotas de sangue e, em 20 minutos os resultados ficam prontos. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar, formada por assistente social, enfermeiro, bioquímico e psicólogo. Os postos funcionam ainda hoje, terça-feira de carnaval, das 17h às 01h.

Cerca de 541 mil pessoas estão em tratamento com antirretrovirais no Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo o único país no mundo que assegura, por lei, o acesso aos medicamentos financiados pela União. Quanto mais cedo for diagnosticada a doença, melhor a qualidade de vida.

Os três postos de testagem rápida, que funcionam ainda hoje, terça-feira de carnaval, das 17h às 01h de quarta-feira de cinzas, além dos testes, ainda ofertam aconselhamento e encaminhamento para tratamento no caso de testes positivos.