TRE-BA celebra acordo para alavancar biometria em Santa Inês, Cravolândia e Ubaíra


Eleitorado das três cidades serão biometrizados.

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e os municípios de Santa Inês, Cravolândia e Ubaíra, assinaram, nesta sexta-feira (17/11), um termo de parceria e cooperação técnica. A solenidade ocorreu às 16h, no  Colégio Antônio Carlos Magalhães, em Santa Inês, e pela manhã, às 11h, na Câmara Municipal de Cravolândia.

Segundo o presidente do TRE da Bahia, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, o convênio contribuirá para tornar mais célere o recadastramento biométrico dos eleitores. “Estamos em recadastramento biométrico no estado da Bahia e, para facilitar essa tarefa, nós escolhemos determinadas cidades para que nos auxiliem nesse trabalho”, afirmou.

No entanto, o presidente do TRE-BA deixou claro que nas três cidades, o procedimento ainda é ordinário e, portanto, não há a necessidade de “correria aos cartórios”, conforme explicou Rotondano, mas que os eleitores podem comparecer, espontaneamente, aos postos de atendimento da Justiça Eleitoral.

“Santa Inês, Ubaíra e Cravolândia não passam pelo recadastramento biométrico em caráter extraordinário [obrigatório]. Seria ótimo ter todo o eleitorado biometrizado, mas, por enquanto, não há a necessidade das pessoas dormirem na fila. As pessoas que têm seus títulos poderão, nas Eleições Gerais de 2018, votar da forma que vinham votando anteriormente”.

Até o momento, dos 16.025 eleitores de Ubaíra, 3.327 (20,76%) já fizeram a biometria. Em Santa Inês, dos 8.079 eleitores, somente 1.249 (15,46%) estão biometrizados e em Cravolândia, dos 4.339 eleitores, apenas 472 (10,87 %) têm a digital cadastrada. Matéria: Tainara Figueiredo