Morre aos 88 anos ex-deputado e empresário Pedro Irujo


Morreu na madrugada desta sexta-feira, aos 88 anos, o ex-deputado federal Pedro Irujo Yaniz. Irujo era natural da capital de Pamplona, em Navarra, na Espanha, e veio para o Brasil em 1956, primeiro em São Paulo e vindo em 1963 para a Bahia, onde gerenciou a Breda Transportes.

Logo em seguida, criou a sua própria empresa, a Nordeste Transportes, tornando-se um dos maiores empresários no ramo. Em 1982, Pedro Irujo comprou a TV Itapoan, a Rádio Sociedade e a Itapoan FM, criando assim o Sistema Nordeste de Comunicação. Seu filho, Luiz Pedro, se elegeu deputado estadual e federal pelo PMDB e foi candidato a governador.

O próprio Pedro Irujo, foi candidato a prefeito e logo depois a deputado federal pelo mesmo partido. Ao adquirir a TV Itapoan, Pedro Irujo, virou uma figura importante na politica baiana, elegendo o apresentador Fernando José como prefeito de salvador, e apoiando Waldir Pires e Fernando Collor.

Ultimamente, Irujo vinha se dedicando a sua fábrica de produtos sintéticos, a Polystar, e ao Marazul Hotel, também de sua propriedade. O sepultamento será às 15h30 no Jardim da Saudade. Irujo sofreu um infarto e teve uma infecção na seguida. Ele estava internado no Hospital da Bahia.

BN