Bahia

Bom Jesus da Lapa deve receber 1 milhão de fiéis durante romaria deste ano

Neste ano, a cidade de Bom Jesus da Lapa, localizada na região oeste da Bahia, espera receber 1 milhão de fiéis durante o período de romaria. Esse número é 15 vezes maior que a população da cidade, que conta com 65 mil habitantes. Nos últimos anos, a festa cresceu significativamente, tanto em público quanto em grandiosidade do evento. O Secretário de Cultura e Turismo de Bom Jesus da Lapa, Hamilton Duda, informou que cerca de 720 mil pessoas participaram dos dez dias de festa em 2023.

“Temos três espaços de eventos com apresentações culturais, padronizamos as barracas à beira do rio e requalificamos a Coroa do Rio São Francisco, o segundo ponto turístico mais visitado da cidade, atrás apenas do santuário. O mercado municipal e a praça em frente à igreja também oferecem atrações”, explicou ao jornal Correio.

Duda mencionou que 2 mil novos leitos de hospedagem foram disponibilizados no último ano. Em Bom Jesus da Lapa, há 7,5 mil vagas de hospedagem, todas ocupadas, e muitos visitantes recorrem às cidades vizinhas de Riacho de Santana e Paratinga para se hospedar. Outra opção comum é o aluguel de imóveis.

Os quatro meses de romaria, que começam com a procissão da Terra e das Águas, em julho, e terminam com a de Nossa Senhora Aparecida, em outubro, movimentam a economia da cidade ao longo do ano.

A prefeitura não divulgou o valor investido na festa, mas estima-se que tenha sido entre R$ 3 e 4 milhões. Atualmente, a romaria de Bom Jesus da Lapa é a terceira maior do país, ficando atrás apenas de Aparecida (SP) e Juazeiro (CE). Este ano, a festa está completando 333 anos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios