Jogos Estudantis da Rede Pública mobilizam estudantes da capital e do interior


  Fotos: Divulgação

A bola rolou durante o II Festival Desportivo do Colégio Estadual Desembargador Pedro Ribeiro, localizado no bairro de São Caetano, em Salvador. Os estudantes da unidade promoveram, nesta sexta-feira (24), no Ginásio do Colégio Estadual Pinto de Carvalho, na mesma localidade, um dia festivo, recheado de atividades. A programação faz parte dos Jogos Estudantis da Rede Pública e tem o objetivo de incentivar a cultura da prática esportiva saudável dentro de uma proposta lúdica de aprendizado.  O JERP, que está completando 10 anos, também está agitando a cena esportiva no interior e nesta sexta-feira também foi realizado em Camacã (525 km de Salvador), com escolas ligadas ao Núcleo Territorial de Educação de Itabuna (NTE 5).

 

Entre as ações realizadas no II Festival Desportivo estavam desfile cultural pelas ruas do bairro, apresentações de dança e o movimentado campeonato de handebol. O professor de Educação Física e coordenador do evento, Silvio Roberto Santos, explicou que o festival é a culminância das atividades da primeira unidade com a participação dos estudantes do Ensino Fundamental II. “Este foi um momento de confraternização e fechamento da unidade da disciplina de Educação Física. O festival é apenas um meio para que outros requisitos importantes na vida deles possam ser pesquisados e estudados. Durante a unidade, os alunos buscaram informações sobre o handebol, sua história e como está a aceitação da modalidade em nosso Estado. Eles também buscaram informações sobre alimentação saudável e elaboraram apresentações culturais”, contou.

 

A estudante Larissa de Jesus Evangelista, 12 anos, do 6º ano, realizou uma apresentação de dança juntamente com suas colegas de sala. “Resolvemos dançar porque é algo que já fazemos quase que diariamente e a dança faz parte da proposta do festival, que é movimentar o corpo de forma saudável. O festival está bem legal, estamos aproveitando o momento que saímos um pouco da sala de aula para interagir com colegas de outras turmas”, comentou.

 

Vagner Almeida, 14, 6ª ano, participou pelo segundo ano do campeonato de handebol, e aproveitou a experiência na competição na hora de realizar boas jogadas e ajudar seu time. “Me preparei direitinho para a competição. Sempre aproveito as aulas de Educação Física para treinar, organizar as jogadas, tentar a cada dia me superar para durante os campeonatos realizar uma boa disputa”, pontuou o jovem. Já sua colega Ana Luiza Lima dos Santos, 13, 7º ano, também é atleta de handebol, participou do campeonato pela primeira vez. “Gostei muito de jogar handebol. É uma modalidade pouco conhecida, mas que é bem legal. Desde que comecei os treinos sinto que melhorei bastante na questão de disciplina, postura e alimentação”.

                     

Etapas JERP – Já em Camacã, as competições do JERP foram realizadas no Ginásio Esportivo da cidade, com estudantes das cidades de Camacan, Jussari, Pau Brasil, Mascote, Arataca, São João do Paraíso e Itaju do Colônia. Durante todo o dia foram disputadas as modalidades de futsal, futebol de campo, handebol, baleado, atletismo, xadrez e tênis de mesa.

 

O estudante Pedro Henrique, 16, 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Rômulo Galvão, na cidade de Mascote (a 544 km de Salvador), falou sobre a sua motivação para o JERP. “Esta é uma experiência maravilhosa. Minha equipe está muito unida e focada na classificação para a próxima fase dos Jogos, e só falta uma partida para essa conquista”, comemorou o jovem.